ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Governo do Estado pode mandar pacote fatiado para a Assembléia Legislativa

02/10/2007
Executivo reuniu nesta manhã o secretariado e o vice-governador do Estado
Marciele Brum | marciele.brum@zerohora.com
A manhã foi de negociação no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O secretário da Fazenda, Aod Cunha, reuniu os demais secretários para apresentar o pacote de medidas para equilibrar as contas do Estado. Na saída, Aod Cunha disse que, como o pacote ainda está em discussão com a sociedade, o projeto pode ser encaminhado por partes para a Assembléia Legislativa.
– Podemos mandar um grupo maior (de medidas) agora e em seguida outro pedaço. Estamos avaliando isso. A idéia é que seja logo. A essência do ajuste fiscal e do equilíbrio, em combinação com a Lei de Responsabilidade estadual e o pacote de medidas pela receita deve ir agora – disse Aod.
Segundo a governador Yeda Crusius, o pacote está praticamente fechado. A fim de diminuir o déficit do Estado, previsto para R$ 1,3 bilhão em 2008, a governadora planeja um conjunto de ações para equilibrar as finanças do Estado. Entre elas, uma versão estadual da Lei de Responsabilidade Fiscal, extinção de 70% dos cargos em comissão e venda de imóveis. Também deve ser encaminhada uma emenda à Assembléia Legislativa excluindo da Constituição a exigência de plebiscito para venda, fusão ou extinção de empresas estatais. A exigência continuaria valendo apenas para o Banrisul.
O aumento de impostos para telecomunicações, combustíveis, energia elétrica, cigarros e bebidas alcoólicas é o ponto mais polêmico e já encontra resistência de setores da sociedade, como o empresariado.
A governadora Yeda Crusius e o vice Paulo Feijó sinalizaram uma reaproximação na manhã desta segunda. Ambos tomaram café no Palácio Piratini, em um encontro que durou das 8h30min às 10h30min.
- Eu nunca vi a governadora dessa forma. Uma conversa franca, aberta e objetiva - disse o vice-governador.
Feijó afirmou ainda que Yeda estaria disposta a escutar as suas opiniões sobre o pacote.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br