Afocefe avalia o Plano de Recuperação do Estado
15/10/2007
O Afocefe - Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado, participou na manhã da última quinta-feira, 11, de audiência com o secretário da Fazenda, Aod Cunha. Na ocasião, o secretário apresentou ao Afocefe e as demais entidades representativas da SEFAZ o Plano de Recuperação do Estado.
Ao manifestar-se, o presidente do Afocefe reiterou o posicionamento há muito defendido pela entidade de que de nada adianta o aumento de alíquotas do ICMS, por exemplo no setor de combustíveis, sem uma eficaz política de combate à sonegação. "Esta é uma solução para reverter o déficit do Estado em curto prazo. No entanto, é preciso um incremento na fiscalização do trânsito de mercadorias para combater a sonegação, a informalidade e a pirataria, que tanto prejudicam o crescimento econômico do Estado", defendeu o presidente Elton Nietiedt.
O projeto de lei para aumento do ICMS é apenas um dos seis que a governadora Yeda Crusius enviou à Assembléia Legislativa. O pacote prevê também a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Estadual para frear o aumento excessivo de gastos. Para o Afocefe, "a limitação dos gastos, principalmente com pessoal e custeio, deve ser aplicada a todos os poderes e não somente ao executivo, que já vem fazendo a sua parte", disse Nietiedt.
Aod Cunha concordou com a posição do Afocefe sobre a necessidade de uma política de combate à sonegação.
|
|