ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Para o servidor público, feriado é prolongado

14/11/2007
Decretos transformam o 16 de novembro em ponto facultativoO servidor público federal, estadual e municipal de Porto Alegre não precisa quebrar a cabeça para encontrar uma desculpa, faltar ao trabalho na sexta-feira e prolongar para quatro dias o feriado da Proclamação da República.
Uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão transferiu as comemorações do Dia do Servidor Público, que habitualmente ocorre no dia 28 de outubro de cada ano, para o próximo dia 16. Ontem, um decreto assinado pela governadora Yeda Crusius oficializou a mesma medida para os servidores gaúchos. Um detalhe: o dia 28 de outubro caiu em um domingo em 2007.
Para driblar o fato de a data comemorativa ter caído em um dia normal de folga dos servidores - o domingo - , o governo federal decidiu postergar a comemoração para que a classe pudesse aproveitar o feriado do dia 15 de novembro de forma prolongada. Como o dia 16 é ponto facultativo, o órgão federal que optar por fechar suas portas terá quatro dias de recesso em seqüência.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, a decisão de adiar a data foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Estado, as pessoas que procurarem os serviços federais na sexta-feira irão deparar com muitas portas fechadas. A saída será recorrer ao telefone. A Polícia Rodoviária Federal só manterá ativos seus postos nas rodovias e o serviço de urgência (o 191).
O plantão da Polícia Federal funcionará, porém serviços como retirada de passaporte e registro de armas não estarão disponíveis. Os atendimentos nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Receita Federal também serão cancelados.
Os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também poderão fazer feriadão, pois a instituição não abrirá suas portas. A alteração da data surpreendeu até mesmo os integrantes do Sindicato dos Servidores Federais no Rio Grande do Sul.
No Piratini, conforme o porta-voz do governo, Paulo Fona, a transferência acompanhou a decisão nacional. A demora em oficializar a medida, segundo Fona, deveu-se ao tempo necessário para a análise da questão.
- O governo federal e Estados como Minas e Rio aderiram à transferência do ponto. A governadora Yeda entendeu que o Rio Grande do Sul deveria seguir essa tendência - disse Fona.
A decisão, porém, gerou críticas por parte de representantes do Cpers-Sindicato e também não foi bem vista por entidades como a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS). Segundo o presidente da entidade, Flavio Sabbadini, há determinações mais importantes à espera do governo do que a transferência de um feriado. Para a presidente do Cpers-Sindicato, Simone Goldschmidt, a medida é uma estratégia de Yeda para estreitar relações com o funcionalismo.
- A governadora tomou essa atitude para ser mais simpática com os servidores. É uma tentativa de angariar simpatizantes, ainda mais nesse momento de crise - afirmou Simone.
Na Capital, o prefeito José Fogaça deve assinar hoje um decreto que também irá transferir para sexta-feira o ponto facultativo de 28 de outubro, beneficiando os municipários.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br