DP estoura golpe em Vacaria
28/12/2007
A DP de Vacaria desmantelou esquema que lesava os cofres públicos estaduais em mais de R$ 150 mil por mês. As investigações duraram 15 meses. Os dois principais acusados mantinham na cidade um escritório de representações que fazia a intermediação do recolhimento de ICMS antecipado. Ao invés de efetuar o pagamento do imposto via débito em conta no Banrisul, o escritório embolsava o dinheiro e emitia falsos recibos. A quadrilha faturava tanto pelos serviços prestados quanto pelos valores do imposto embolsados. Diariamente, eram feitas entre 30 e 40 operações.
Os caminhoneiros e as empresas, sem saber da fraude, apresentavam as guias falsificadas nos postos fiscais, onde passavam sem serem percebidos. O delegado da DP de Vacaria, Carlos Alberto Defaveri, observou que o esquema criminoso se beneficiava do atraso da comunicação no sistema de arrecadação.
A DP apreendeu 416 guias e comprovantes de recolhimento em uma empresa de transportes catarinense vítima da quadrilha. A investigação ocorreu também em Balneário Camboriú (SC), onde o líder do grupo tentou se estabelecer. Em Erechim, uma mulher foi presa acusada de ser mentora do esquema. O ex-companheiro dela está foragido.
Fonte: Correio do Povo
Data: 27-12-07
Comentário do Afocefe:
A partir do trabalho de pesquisa realizado pelos Técnicos do Tesouro lotados no Posto Fiscal de Passo do Socorro a fraude foi descoberta em pouco tempo, impedindo maiores prejuízos ao Erário. Este fato denota a importância da fiscalização preventiva realizada pelos Postos Fiscais e Turmas Volantes.
|
|