ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Busatto a um passo da Casa Civil

09/01/2008
Secretário municipal afirmou à governadora que só deixaria a prefeitura para assumir pasta no Executivo estadual se a mudança fosse consentida por Fogaça e pela cúpula do PPSCortejado pelo Palácio Piratini, o secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cézar Busatto (PPS), deve ser confirmado chefe da Casa Civil.
Em um encontro de uma hora ontem, a governadora Yeda Crusius pediu o aval do prefeito José Fogaça (PMDB) para efetivar a nomeação. Hoje, ela deve pedir a bênção do PPS.
O prefeito, que resistia em abrir mão do secretário estratégico na gestão, e considerado "insubstituível", ontem se reuniu com a governadora às 19h30min. Discreto, Fogaça desembarcou diretamente na ala residencial do palácio. Segundo um interlocutor de Yeda, a conversa tratava da liberação de Busatto, que tem uma viagem pelo município à Índia no dia 12. Para garantir a privacidade, Yeda dispensou funcionários.
Às 20h35min, o prefeito deixou o local e evitou a imprensa. O vice-prefeito Eliseu Santos (PTB) deve ser comunicado sobre o resultado da discussão em reunião na manhã de hoje.
Yeda prometeu buscar entendimento
Nos últimos dias, a governadora ligou duas vezes para o secretário de Fogaça e manifestou vontade de contar com ele no primeiro escalão. Em um telefonema na segunda-feira, Busatto se mostrou disposto a aceitar a missão desde que Yeda negociasse acordo com o prefeito e o PPS. A preocupação do secretário é evitar brigas, o que causaria problemas ao Piratini. A governadora prometeu buscar o entendimento.
- Estou disposto a colaborar. Mas não gostaria de sair da prefeitura se isso não fosse bem construído com Fogaça. Tenho muito compromisso e consideração por ele. O PPS tem de avaliar essa possibilidade - relatou o secretário.
Busatto está em viagem por municípios da Região Centro-Oeste desde ontem e retorna amanhã à Capital. Coordenador-geral da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, ele divulga o evento organizado há mais de um ano e tenta trazer representantes de mais de 300 municípios brasileiros para Porto Alegre. A conferência ocorrerá entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
- Não tenho como deixar de organizar a conferência até o final. Se pudermos passar por esses obstáculos e construir bem tudo, disse a Yeda que não deixaria de colaborar - afirmou Busatto.
Integrantes do PPS, como o presidente estadual e deputado Berfran Rosado, defendem que o cargo fique com o PSDB e preferem a pasta do Desenvolvimento, que foi ocupada pelo deputado federal Nelson Proença (PPS) até dezembro. Yeda pretende remanejar o chefe da Casa Civil, Fernando Záchia (PMDB), para a vaga.
Já o presidente do PPS de Porto Alegre, deputado Paulo Odone, está aberto à negociação e deu sinais de que por ele, libera Busatto:
- Busatto é um quadro do PPS e o mais importante da prefeitura. O fato de a governadora querer chamá-lo é um motivo de orgulho muito grande para o PPS. Vamos aguardar.
Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br