ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CPI deve ouvir ex-presidentes do Detran desde 1997

22/01/2008
Ouvir todos os ocupantes do cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desde 1997 será o primeiro passo da comissão da Assembléia que investigará a administração da autarquia.
Essa é a sugestão que o futuro presidente da CPI, deputado Fabiano Pereira (PT), submeterá aos outros membros após a instalação formal da comissão, prevista para 12 de fevereiro.
O desvio de cerca de R$ 40 milhões em recursos do Detran foi revelado pela Operação Rodin, da Polícia Federal (PF), que investigou o esquema. A ampliação das investigações da CPI até 1997, incluindo os governos de Antônio Brito, Olívio Dutra, Germano Rigotto e Yeda Crusius, foi uma reivindicação dos deputados da base governista para assinar o pedido de abertura da comissão.
- A idéia é pegar os ex-presidentes para fazer uma radiografia do Detran desde que o órgão foi fundado. Examinando a evolução de contratos, poderemos ver o que funciona e o que não funciona - afirmou Pereira.
Ontem, o deputado reuniu-se com procuradores do Ministério Público Federal (MP). Durante o recesso parlamentar, Pereira tem realizado encontros extra-oficiais com os órgãos integrantes da força-tarefa que investiga as fraudes. Já visitou o Detran, a PF e o Ministério Público Estadual. Nos próximos dias, deve se encontrar com a juíza Simone Barbisan Fortes, responsável pelo caso na 3ª Vara Federal de Santa Maria. O encontro de ontem, de acordo com o deputado, foi em clima de cordialidade.
- Foi uma primeira reunião de reconhecimento com o MP. Os procuradores se colocaram à disposição para colaborar. Vamos trabalhar juntos - afirmou o petista.
O deputado diz que as investigações da CPI do Detran e do MP seguirão rumos diferentes:
- Os procuradores terão foco criminal. Na Assembléia, o foco estará nos contratos do Detran, envolvendo a parte mais administrativa. A idéia é que se evite esse tipo de tema no futuro, que se criem vacinas.
Prováveis depoimentos Quem já presidiu o Detran: - Nereide Tolentino (de julho a agosto de 1997) - Djalma Gautério (de agosto de 1997 a 1998) - Luiz Carlos Bertotto (de 1999 a 2000) - Mauri Cruz (de 2001 a 2002) - Carlos Ubiratan dos Santos (de 2003 a 2006) - Flávio Vaz Netto (de janeiro a 8 de novembro de 2007) - Estella Maris Simon (a partir de 8 de novembro de 2007)

Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br