CPI deve ouvir ex-presidentes do Detran desde 1997
22/01/2008
Ouvir todos os ocupantes do cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desde 1997 será o primeiro passo da comissão da Assembléia que investigará a administração da autarquia.
Essa é a sugestão que o futuro presidente da CPI, deputado Fabiano Pereira (PT), submeterá aos outros membros após a instalação formal da comissão, prevista para 12 de fevereiro.
O desvio de cerca de R$ 40 milhões em recursos do Detran foi revelado pela Operação Rodin, da Polícia Federal (PF), que investigou o esquema. A ampliação das investigações da CPI até 1997, incluindo os governos de Antônio Brito, Olívio Dutra, Germano Rigotto e Yeda Crusius, foi uma reivindicação dos deputados da base governista para assinar o pedido de abertura da comissão.
- A idéia é pegar os ex-presidentes para fazer uma radiografia do Detran desde que o órgão foi fundado. Examinando a evolução de contratos, poderemos ver o que funciona e o que não funciona - afirmou Pereira.
Ontem, o deputado reuniu-se com procuradores do Ministério Público Federal (MP). Durante o recesso parlamentar, Pereira tem realizado encontros extra-oficiais com os órgãos integrantes da força-tarefa que investiga as fraudes. Já visitou o Detran, a PF e o Ministério Público Estadual. Nos próximos dias, deve se encontrar com a juíza Simone Barbisan Fortes, responsável pelo caso na 3ª Vara Federal de Santa Maria. O encontro de ontem, de acordo com o deputado, foi em clima de cordialidade.
- Foi uma primeira reunião de reconhecimento com o MP. Os procuradores se colocaram à disposição para colaborar. Vamos trabalhar juntos - afirmou o petista.
O deputado diz que as investigações da CPI do Detran e do MP seguirão rumos diferentes:
- Os procuradores terão foco criminal. Na Assembléia, o foco estará nos contratos do Detran, envolvendo a parte mais administrativa. A idéia é que se evite esse tipo de tema no futuro, que se criem vacinas.
Prováveis depoimentos
Quem já presidiu o Detran:
- Nereide Tolentino (de julho a agosto de 1997)
- Djalma Gautério (de agosto de 1997 a 1998)
- Luiz Carlos Bertotto (de 1999 a 2000)
- Mauri Cruz (de 2001 a 2002)
- Carlos Ubiratan dos Santos (de 2003 a 2006)
- Flávio Vaz Netto (de janeiro a 8 de novembro de 2007)
- Estella Maris Simon (a partir de 8 de novembro de 2007)
Fonte: Zero Hora
|
|