ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Proposta de consenso já causa divisão

30/01/2008
Partidos resistem a apoiar sugestão de Dilma, Tarso e Simon O consenso político para tirar o Rio Grande do Sul da crise pode esbarrar em divergências entre partidos. A necessidade de uma agenda positiva com o aval das forças do Estado foi apontada na segunda-feira no Painel RBS, evento que reuniu os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça) e o senador Pedro Simon (PMDB).
Por motivos diferentes, PT e DEM resistem em apoiar a busca pelo consenso. Para o presidente estadual do DEM, deputado federal Onyx Lorenzoni, a proposta é uma forma de o governo federal evitar a responsabilidade pela situação do Estado:
- É uma cortina de fumaça para fugir da realidade. Antes de qualquer ajuste partidário, tem de haver revisão do pacto federativo, com redistribuição de recursos, para recuperar o setor público dos Estados.
O líder da bancada do PT na Assembléia, deputado Raul Pont, cobra do Piratini um projeto que "dê conta da realidade do Estado" e aponta o fracasso de outras tentativas de agenda comum, como o Pacto pelo Rio Grande, da Assembléia Legislativa:
- Essa tese do consenso não tem base real. As tentativas de pacto na Assembléia não foram respeitadas pelo governo do Estado.
No Piratini, a governadora reuniu a equipe para assistir ao vídeo do encontro promovido pela RBS. Yeda cobrou dos secretários propostas para se chegar à agenda mínima. O tema voltará a ser discutido após o Carnaval.
A discussão tem o apoio das bancadas estaduais de PDT, PTB e PSDB. Para Adroaldo Loureiro, líder da bancada do PDT, a reivindicação com potencial de receber apoio de todos os lados seria por mais investimentos em educação e geração de empregos. Já o PTB, liderado por Iradir Pietroski na Assembléia, cobra a reforma tributária:
- O Estado tem crescimento, o que está faltando é aplicação do dinheiro público. Independentemente de cores partidárias, temos de nos unir.

Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br