Orçamento bilionário
13/02/2008
Mesmo sem acordo de líderes, o governo conseguiu aprovar ontem na Assembléia o projeto que torna o Instituto de Previdência do Estado (IPE) o gestor único da previdência do Estado, gerenciando um orçamento anual de R$ 5 bilhões.
O projeto regulamenta as mudanças feitas na previdência em 2005. A aprovação, por 36 votos contra 13, foi a primeira missão do deputado Márcio Biolchi como líder do governo. O presidente do IPE, Otomar Vivian (D), circulou pelo plenário e ajudou a convencer os deputados.
Embora a oposição tenha pedido a governistas mais discussão sobre o tema com a realização de uma audiência pública na semana que vem, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) apresentou um requerimento, forçando a votação do projeto.
- Não somos contra o IPE como órgão gestor. Mas a governadora vem aqui, diz que estão abertos ao diálogo e, na semana seguinte, impõe goela abaixo um projeto sem discussão e sem acordo - reclamou o líder do PT, Raul Pont.
A pressa, segundo o Palácio Piratini, se deveria à impossibilidade de receber do governo federal o aval para a operação de crédito que o Estado negocia com o Banco Mundial, já que o Rio Grande do Sul poderia ficar sem o certificado de regularidade previdenciária ainda no início deste ano.
Fonte: Zero Hora
|
|