TALVEZ, UM NOVO TEMPO
19/02/2008
Se dependesse exclusivamente do entusiasmo e da vontade do novo chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, o entendimento entre poderes, empresários e partidos de oposição e de situação estaria garantido. Mas não depende. Apesar de o cenário ser o mais favorável desde o início da gestão, Busatto terá de enfrentar árdua tarefa como articulador político do governo. Além do ajuste, que obrigará a adoção de medidas difíceis, o clima será complicado pelo embate na CPI do Detran. Busatto terá de contar ainda com o aval de Yeda Crusius. Tem a promessa de carta branca, mas, na prática, a situação poderá ser diferente. Os fatores para que 'um novo tempo' se instale são muitos. Espera-se que, desta vez, a pauta mais elevada se imponha.
AUSENTES
Na cerimônia de posse na Casa Civil, Busatto chegou a procurar parlamentares da oposição. Nenhum estava presente. Aproximação não será fácil. Clima da CPI do Detran auxiliará no afastamento.
ATENÇÃO ESPECIAL
A CPI do Detran foi um dos principais assuntos tratados pelo novo chefe da Casa Civil. Ontem à tarde, ele foi atualizado a todo instante sobre o andamento da primeira reunião. Acompanhará de perto.
INFORMAL
O Executivo solucionou o problema que envolvia a criação do colegiado de vice-líderes na Assembléia Legislativa. Para garantir a participação dos partidos aliados, o grupo será formado pelos líderes das bancadas e partidários. Assim, atuará de maneira informal, excluindo a necessidade de alteração no regimento interno. As reuniões ocorrerão uma vez por semana, com o líder do governo, Márcio Biolchi, do PMDB.
CAUTELA
Após assumir a Casa Civil, Busatto almoçou com a governadora na ala residencial do Piratini. Em seguida, reuniu-se com Biolchi em seu gabinete. Articulam estratégia das próximas ações junto à Assembléia. Há entendimento de que o projeto que estabelece o teto salarial no Estado, que está pronto para ser votado a partir de hoje em plenário, precisa ser mais bem discutido antes da análise final devido a sua complexidade.
Fonte: Panorama Político - Correio do Povo
|
|