ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Melhor do que nada

29/02/2008
Quem acredita ser possível o Congresso aprovar uma reforma tributária perfeita, que agrade a gregos e troianos, morrerá sentado, esperando por um milagre. Se até agora não foi possível aprovar a reforma tributária defendida em todas as campanhas eleitorais é porque ninguém quer perder. Cada setor tem a sua fantasia com as mudanças no sistema tributário e faz de tudo para não ter prejuízo.
A proposta que o governo entregou ontem ao Congresso é um arremedo de reforma, não reduz a carga tributária em geral, como deseja a maioria dos brasileiros, nem desonera significativamente a folha de pagamento, condição para reduzir a informalidade no mercado de trabalho. É, porém, um começo e como tal deve ser saudada.
Se o Congresso conseguir unificar a legislação do ICMS, simplificar o sistema de arrecadação de impostos e acabar com a guerra fiscal, já estará dando um grande passo. O problema é que mesmo essa proposta imperfeita corre o risco de ser mutilada no Congresso.
Antes mesmo de o projeto sair do Palácio do Planalto começou a ser depenado por pressões corporativas. Os sindicalistas fizeram valer seu bom trânsito com o presidente Lula e garantiram o expurgo da redução da contribuição patronal para o INSS. Outras mudanças, garante o governo, serão propostas ao Congresso por meio de projeto de lei. Antes de acreditar, é melhor pagar para ver o que sobreviverá do que está nas mãos de deputados e senadores.

Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br