SOCIEDADE CONVERGENTE: COMPROMISSO COM O RS
07/03/2008
Alceu Moreira
O Rio Grande do Sul já foi referência nacional em saúde, educação, segurança e agricultura. Figura entre os estados mais politizados do Brasil, mas, nos últimos anos, não tem conseguido resolver questões internas importantes, decisivas para o bem-estar da comunidade. A cada dia, obstáculos financeiros e administrativos impedem ou atrasam o governo de fazer o que tem de fazer, que é devolver ao cidadão, em forma de serviços públicos confiáveis, os impostos historicamente crescentes. A Assembléia Legislativa, buscando cumprir a sua tarefa histórica de pensar nosso Estado numa dimensão de futuro, lança hoje, a partir das 19h30min, e amanhã, durante todo o dia, no Auditório Dante Barone, o Programa Sociedade Convergente. Trata-se de um amplo processo de discussão democrática que visa construir, com debates e divulgação de informação, a convergência positiva em busca do equilíbrio financeiro e do crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
O Programa Sociedade Convergente é um passo decisivo e fundamental nesta caminhada que o Estado tem empreendido em direção ao conhecimento amplo de nossos problemas e à conquista democrática e participativa de soluções. Nesse sentido andaram, também, o Fórum Democrático, a Agenda 2020, o Pacto pelo Rio Grande, o Rumos 2015 e as agendas das cooperativas, dos trabalhadores, dos movimentos sociais e tantas outras. Foram motivados pela consciência de que a animosidade radical das lideranças políticas e partidárias de nosso Estado e nossa dificuldade cultural em convergir muito têm contribuído para acirrar a crise que enfrentamos. Todos esses processos, com seus diagnósticos, representam avanços históricos num longo caminho de superação. Agora é hora de anularmos a distância entre diagnóstico e ação.
Ao estabelecermos pontos de unificação e de força, estaremos definindo uma visão coletiva do presente, com a qual poderemos pensar e elaborar um futuro melhor para todos. A nossa capacidade criativa e de participação é infinitamente maior que os problemas do Estado.
O Sociedade Convergente é um apaixonante desafio coletivo. Por isso, a Assembléia Legislativa conclama todos os gaúchos – a sociedade civil organizada, as universidades, os Coredes, as instâncias federativas –, enfim, todos os organismos vivos e atuantes em nosso meio, para, num fórum amplo, democrático e generoso, ajudar a encontrar essa fórmula que tem apenas o sinal de mais e que aqui poderá significar efetivamente mais conquistas para a vida de cada cidadão gaúcho.
Presidente da Assembléia Legislativa do RS
Fonte: Correio do Povo
|
|