Yeda afirma confiar nas instituições
13/03/2008
Declaração foi feita às vésperas da apresentação do relatório final da PF sobre a Operação Rodin
As vésperas da apresentação do relatório final da Polícia Federal (PF) sobre a Operação Rodin, a governadora Yeda Crusius afirmou ontem: 'confio nas instituições e não nas pessoas'. Ao explicar a declaração, disse que as instituições independem de seus comandantes, porque cumprem as suas tradições históricas. A governadora ressaltou também que acompanha passo a passo as informações que são divulgadas sobre o trabalho da PF e da CPI do Detran. 'Confio e acompanho. Meu receio é que eles não façam o que devem fazer: a justiça', acrescentou Yeda.
Sobre a possibilidade do relatório da Polícia Federal apontar o envolvimento de outros membros do governo na suposta fraude, ela recorreu à 'Lei de César' para explicar. 'É preciso provar todos os dias o trabalho de ontem', ressaltou a governadora. Enquanto o relatório não é divulgado, o clima ainda é quente na Assembléia Legislativa. Membros da CPI estão exigindo do Detran a entrega de material sobre os convênios. A presidente da instituição, Stela Maris Simon, afirmou que fará o encaminhamento, até o final da semana, dos contratos firmados pelo órgão à comissão. Conforme informou ela, o levantamento das informações está em sua fase final e os documentos serão enviados até amanhã.
O prazo foi estipulado em ofício ao Detran pelo presidente da CPI, Fabiano Pereira, do PT. O ultimato ocorreu porque a comissão não obteve resposta da solicitação do material enviada em 25 de fevereiro à instituição. Pereira espera que o Detran respeite a data para que a comissão não precise entrar na Justiça com pedido de busca e apreensão. Os deputados terão acesso aos contratos estabelecidos entre o departamento e as fundações Carlos Chagas, de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae). Também foi solicitado relatório referente à prestação de serviços ao Centro de Remoção e Depósito da Capital e contratos e convênios encerrados ou rescindidos nos últimos 24 meses.
Pereira e o vice-presidente da CPI, Paulo Azeredo, do PDT, se reuniram com o delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Ranolfo Vieira Júnior. Azeredo solicitou informações sobre o inquérito policial no qual constam depoimentos do delegado Luiz Fernando Tubino e do assessor Christian Vontobel Miller.
O pedetista tentou aprovar o requerimento para ter acesso aos depoimentos. Ele tentará novamente na próxima reunião da comissão, segunda-feira. Hoje, a CPI tem audiência com a juíza da 3ª Vara Criminal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes. Na última visita ao município, os deputados foram às sedes da Fatec e da Fundae e questionaram a ordem cronológica das contratações das fundações pelo Detran.
Fonte: Correio do Povo
|
|