Yeda faz pente-fino na PEC da reforma tributária
13/03/2008
Na abertura da reunião-almoço deste ano na Federasul, a governadora Yeda Crusius avaliou ontem o andamento da reforma tributária no Congresso Nacional. Ela afirmou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais necessita das mudanças, devido a sua característica econômica. Destacou que os governadores também querem a reforma. Porém, que do projeto entregue pelo Planalto ainda é preciso fazer levantamento das conseqüências das medidas. 'Sem dúvidas, vamos perder alguma coisa. O ganho é na trajetória de desenvolvimento, que significa acabar com a guerra fiscal', avaliou a governadora.
Ela disse ainda que está realizando um 'pente-fino' na proposta. Segundo ela, o texto ainda não tem informações suficientes, mas inteções que precisam ser debatidas profundamente.
Yeda chegou a manifestar preocupação com o acordo feito no Congresso que retirou R$ 700 milhões da verba orçamentária da Lei Kandir para pôr num fundo sem ressarcimento. No início da tarde, porém, essa parte do acordo foi renegociada no Congresso Nacional.
A governadora fez um balanço das principais ações realizadas pelo Executivo em 2007, como a negociação com o Banco Mundial para o empréstimo de 1 bilhão de dólares. Yeda também adiantou ter projetos similares ao da operação de abertura de capital do Banrisul, envolvendo outros órgãos do Estado. O equilíbrio das contas continua sendo a prioridade da gestão, mas a expectativa é em relação aos 12 programas estruturantes.
Fonte: Correio do Povo
|
|