ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Rosário desafia cúpula e vence prévia

17/03/2008
Fracassou a aliança que uniu os principais caciques do PT gaúcho em torno do ex-vice-governador e ex-ministro Miguel Rossetto. Com o apoio de poucos líderes e um trabalho formidável de formiguinha na periferia da Capital, a deputada Maria do Rosário derrotou a máquina petista, venceu a prévia com 56 votos de vantagem e será a candidata do PT à sucessão do prefeito José Fogaça.
Os petistas foram pragmáticos: identificaram em Rosário maior potencial para vencer a eleição de 5 de outubro, baseados em um instrumento que o PT publicamente contesta, mas na hora da decisão leva em conta: as pesquisas de opinião. Na última, a do instituto Vox Populi, divulgada na revista Voto, Rossetto aparecia em situação desfavorável. Os números sugeriam que, com ele, o PT corria o risco de não chegar ao segundo turno.
Rosário teve a seu lado apenas o deputado Adão Villaverde, os vereadores Margarete Moraes e Aldacir Oliboni e o vice-presidente do PT, Cícero Balestro, mas contou com um exército de militantes dispostos a brigar por ela. Não é pouca coisa enfrentar um candidato que tinha o aval dos ministros Tarso Genro, Dilma Rousseff e Guilherme Cassel, além de figuras como o deputado Raul Pont, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana, e os ex-deputados Flávio Koutzii e Estilac Xavier. Olívio Dutra se declarou neutro, mas não fez qualquer esforço para ocultar sua preferência por Rossetto.
O primeiro desafio de Rosário será unir o PT, que sai da prévia totalmente rachado, apesar das promessas de Rossetto de trabalhar pela candidatura da vencedora. O segundo é convencer os eleitores de que o PT tem um projeto para a cidade que vai além do Orçamento Participativo e do saudosismo dos 16 anos na prefeitura.


Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br