MAIS QUE A UNANIMIDADE
22/03/2008
A tentativa do governo do Estado de aprovar por unanimidade em plenário o projeto do empréstimo de 1 bilhão de dólares junto ao Banco Mundial (Bird) representa mais do que o simbologismo de apoio total à proposta, uma das prioridades do Executivo na busca por sanear o rombo nos cofres públicos. A intenção do Piratini, caso obtenha sucesso na Assembléia garantindo a adesão de todos os partidos, inclusive da oposição, é demonstrar ao Bird e ao Palácio do Planalto que o Estado está unido no enfrentamento da crise. Em jogo não está somente a transação atual, que permitirá a reestruturação da dívida, que consome hoje 19,5% da receita corrente líquida, mas negociações futuras, que permitirão fôlego para investimentos.
TAMBÉM TENTARAM
O empréstimo do Banco Mundial não representa novidade da gestão Yeda. Olívio e Rigotto também negociaram com a instituição. Pelo histórico, petistas não terão motivo para contrariar.
A VOTAÇÃO
O projeto do empréstimo junto ao Bird passa a trancar a pauta da Assembléia na quarta-feira. Porém, dependendo do resultado da reunião com as lideranças, votação poderá ocorrer na terça-feira.
Fonte: Panorama Político - Correio do Povo
|
|