ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda consegue apoio unânime a empréstimo

27/03/2008
Deputados aprovam ajuda do Bird para aliviar cofres gaúchos
Na prova de obstáculos que leva ao empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial (Bird), o Piratini superou ontem mais uma etapa.
Por unanimidade, o governo obteve autorização da Assembléia para fechar o negócio com o organismo financeiro internacional.
A transação aliviará os cofres públicos em R$ 122,4 milhões ao ano, nos próximos cinco anos. Para receber o dinheiro, o governo depende de aprovação do Senado e do Bird. Se tudo der certo, a primeira metade chegará aos cofres da Fazenda em junho.
Com o dinheiro estrangeiro, a Fazenda vai pagar credores que cobram taxas de juros mais elevadas. Em troca, vai seguir pagando o Bird - que pratica juros mais leves.
O primeiro projeto do governo aprovado por unanimidade na Assembléia sob a liderança de Márcio Biolchi (PMDB) custou 10 dias de trabalho. A governadora Yeda Crusius pediu empenho da equipe para aprovar com tranqüilidade a proposta e alertou que uma disputa apertada causaria má impressão ao Bird.
Com o secretário da Fazenda, Aod Cunha, como fiel escudeiro, Biolchi foi a campo: começou pela parte mais fácil, a base aliada. Nesta semana, chamou oposicionistas para conversar.
Aod recebeu de Biolchi indagações de oposicionistas e respondeu a muitas delas por escrito. Para firmar os apoios, Aod palestrou na terça-feira para os deputados.
Na véspera da votação, o governador em exercício, Paulo Feijó, reforçou o pedido de apoio. Feijó telefonou para mais de uma dezena de parlamentares. Ontem, ele esteve na Assembléia, mas se limitou a visitar o presidente Alceu Moreira (PMDB).
No clima de entendimento com a oposição, foram incluídas duas emendas do líder de bancada Raul Pont (PT) ao pedido de autorização para o empréstimo. Uma altera a redação do texto e outra garante o envio dos contratos ao Legislativo quando o empréstimo for formalizado junto ao Bird. Biolchi e Aod já conversaram com os senadores gaúchos e esperam que a autorização do Senado venha igualmente sem contratempos.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br