ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

O desafio das contas

27/03/2008
Depois de um ano em que plantou e colheu más notícias, o governo do Estado anunciou terça-feira que o atraso parcial no pagamento da folha de servidores, que vigorou durante a maior parte do ano passado, já não existirá a partir deste mês. Ao anunciar o fato, o secretário da Fazenda atribuiu a mudança a três fatores: crescimento da economia, corte de gastos e combate à sonegação. Trata-se de uma informação promissora tanto para os servidores que vinham sendo penalizados pelo atraso quanto, principalmente, para os gaúchos, que constatam uma melhora no panorama fiscal do Estado. O anúncio do governo tem importância especial por ser feito com a segurança, explicitada pelo secretário Aod Cunha, da Fazenda, de que não há risco previsível de que o atraso nos pagamentos venha a ser adotado novamente.
A melhora da situação do caixa estadual não pode, no entanto, ser vista como a solução dos problemas graves que o setor público gaúcho enfrenta nas últimas décadas. Trata-se, sim, e apenas, como aliás o próprio secretário da Fazenda sugere, de uma melhora conjuntural que merece destaque, mas que é insuficiente. O Estado ainda está longe da normalidade fiscal. O aumento extra de arrecadação de ICMS previsto para o ano - de cerca de R$ 900 milhões - garante ao governo que, salvo o que o secretário Aod qualifica de "uma hecatombe", os compromissos com a folha serão honrados nos prazos previstos pelas leis.
O caminho para o ajuste estrutural é longo e ainda está no começo. Os investimentos estão aquém das necessidades, como todos reconhecem. E os serviços, deteriorados e com valores defasados, exigem atenção para voltar a ser o que eram tradicionalmente, antes que a crise começasse a desgastá-los nas áreas da educação, da segurança e da saúde. A melhora de agora precisa ser entendida como o passo inicial de um ajuste profundo que continuará sendo o principal desafio para o saneamento estrutural das contas públicas.


Fonte: Editorial Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br