ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Promessas na bagagem

02/04/2008
Yeda retorna hoje de missão à América do Norte
No último ato de sua visita a Washington, a governadora Yeda Crusius abriu negociações para o Rio Grande do Sul receber recursos a fundo perdido e apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para programas prioritários de seu governo, tanto na área social quanto nas de desenvolvimento e infra-estrutura.
Yeda almoçou ontem com o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e com toda a diretoria do banco. A possibilidade de obter apoio para o programa de irrigação, menina-dos- olhos do governo, motivou a reunião. Nos próximos dias, os secretários Ariosto Culau (Planejamento), Daniel Andrade (Infra-estrutura e Logística) e Rogerio Porto (Irrigação) irão a Washington para encontro com os técnicos do BID. Além disso, a instituição ofereceu a possibilidade de troca de experiências com países que estão executando políticas bem-sucedidas - caso da Colômbia, com o seu programa de segurança e do México, com parcerias público-privadas.
A governadora leva como principal resultado de sua viagem aos Estados Unidos a promessa do Banco Mundial de liberar o empréstimo de US$ 1 bilhão até 12 de junho. Para isso, será preciso que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) dê a autorização e que o Senado aprove o financiamento. O governo tentou, na semana passada, obter no Supremo Tribunal Federal uma liminar que autorizasse assinar o contrato sem aval da Secretaria do Tesouro. O ministro Ricardo Lewandowski negou o pedido, afirmando que não se justifica o temor da Secretaria da Fazenda de que a União possa proibir o empréstimo.
"Ante o vulto e a importância a ser liberada no empréstimo, não vejo como superar a análise do pleito pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda", escreveu Lewandowski na decisão, acrescentando que também não é suficiente o argumento de que o Estado enfrenta dificuldades financeiras.
Em Washington, Yeda justificou a ação cautelar como uma prevenção para garantir a assinatura do contrato caso demore a liberação pela STN. Disse que não há motivo para o governo federal se sentir traído, porque tudo foi combinado com a secretaria.
Governo federal assegurou tranqüilidade na operação
O governo gaúcho teme que a autorização para contrair o empréstimo seja negada por divergências na interpretação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ontem, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, disse que o Estado pode tentar obter uma outra liminar caso a documentação da STN sobre o empréstimo seja negativa no ponto relacionado à Lei. De Washington, Aod ligou para o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e conversou sobre a decisão da Justiça.
- Ele me pediu que transmitisse à governadora que está tudo tranqüilo.
Por garantia, a governadora pretende conversar hoje com os ministros Dilma Rousseff e Guido Mantega e, amanhã, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir que ajudem a apressar a liberação da autorização que permitira ao Estado receber os primeiros US$ 500 milhões do empréstimo ainda neste semestre.


Fonte: Zero Hora - Rosane de Oliveira | Enviada Especial /Washington

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br