Yeda: STF não vai atrapalhar
02/04/2008
A governadora Yeda Crusius afirmou ontem, em Washington, nos Estados Unidos, que o indeferimento da liminar pedida pelo RS para impedir que a União proíba o Estado de contrair empréstimo de 1 bilhão de dólares junto ao Banco Mundial não atrapalhará as negociações com a instituição. O indeferimento partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Segundo ela, a liminar solicitada teve o aval do governo federal. Yeda disse que a assinatura do contrato deve ocorrer em 12 de junho.
A governadora se reuniu ontem com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. Apesar de o Estado ter pendências com o banco, Moreno prometeu firmar acordos de cooperação nas áreas de treinamento de funcionários públicos, gestão de políticas públicas, transferência de tecnologias e irrigação. O RS buscará ainda recursos para financiar o setor privado na área social. O presidente do BID disse que há possibilidade de parceria em todas as áreas, mesmo com as limitações do banco. Ele sugeriu à governadora cooperação técnica entre Bogotá, na Colômbia, e o RS na área de segurança.
Yeda palestrou no Woodrow Wilson Internacional Center, centro que conta com representantes do BID e BIRD e de mais de 120 universidades do mundo. Indagada se privatizaria o Banrisul, garantiu que não, principalmente agora que o banco tem dado lucros recordes.
Fonte: Correio do Povo
|
|