Palocci será presidente e Mabel, relator da comissão da reforma tributária
18/04/2008
Ex-ministro da Fazenda presidirá comissão especial.
Anúncio foi feito nesta segunda pelo presidente da Câmara.
O deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP) será o presidente da comissão especial que irá analisar a proposta de reforma tributária do governo. Sandro Mabel (PR-GO) será o relator da matéria. Cotado para a presidência, Edinho Bez (PMDB-SC) acabou na vice-presidência.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (17) pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). “Os três que vão conduzir os trabalhos têm experiência na área. A escolha é auto-explicativa: o primeiro foi ministro da Fazenda, o outro (Mabel) trabalhou a vida inteira pela reforma e o Bez é funcionário da Caixa e sempre militou no tema.”
A escolha feita por Chinaglia tenta conciliar os embates feitos para a definição da comissão. O PT havia reivindicado publicamente o nome de Palocci para a relatoria, enquanto o PR contou com o apoio de PMDB, PP e PTB para o nome de Mabel. Com isso, o indicado natural do PMDB, que tem a maior bancada, acabou perdendo espaço e ficando com a vice.
Chinaglia nega que tenha havido um racha na base antes da composição final. Segundo ele, o único impasse era em relação ao PMDB e Edinho Bez. “Não havia a disputa que se imaginava, o Palocci sempre esteve definido como presidente.”
O presidente da Câmara ressaltou que os líderes da oposição não participaram da escolha. Chinaglia disse que se cogitou entregar uma das vagas ao DEM ou PSDB, mas que a base entendeu ser importante ter o comando total. "Portanto, a oposição não tem responsabilidade nessas escolhas. Eu apenas conversei com os líderes para informá-los."
Fonte: site G1
|
|