Pesadelo
28/04/2008
O Palácio Piratini está enfrentando verdadeiro pesadelo nos últimos dias. Além da demissão de Culau e dos reflexos políticos do chope com Lair, o sonhado empréstimo de 1 bilhão de dólares com o Banco Mundial corre o risco de ser adiado. Para tentar reverter a situação, a governadora Yeda Crusius participa hoje de reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
PESADELO
Na pauta do encontro entre Yeda e o presidente do STF, está o indeferimento de liminar do Executivo para impedir que a União proíba a transação com o Banco Mundial devido ao desrespeito da Lei de Responsabilidade Fiscal. Realista, Secretaria da Fazenda já trabalha com possibilidade de 30 dias de atraso na efetivação do contrato, alterando a data da assinatura de 12 de junho para 12 de julho. Além disso, não descarta cenário ainda pior. Caso a governadora não obtenha sucesso, empréstimo poderá ficar somente para o início de 2009.
NO LIMITE
Na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Judiciário gaúcho se mantém rigorosamente dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Diferença de cálculo
O Palácio Piratini argumenta que o cálculo utilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para analisar o percentual dos gastos com pessoal dos poderes é divergente, pois inclui itens como os gastos com pensionistas, não considerados pelo Tribunal de Contas do Estado.
Fonte: Panorama Político - Correio do Povo
|
|