ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Que reforma é essa?

28/04/2008
Mano Changes



A classe média é a que mais paga impostos sobre seus rendimentos em relação a todos os países da América e a carga tributária de 36% do PIB é a maior que já existiu. Sabemos que o Governo Federal, antes tarde do que nunca, apresentou um projeto de reforma tributária ao Congresso Nacional. Há mais de duas décadas esta reforma não passa de conversa e estamos assistindo, de forma desanimadora, tão somente o permanente crescimento da arrecadação tributária. Eliminou-se a CPMF e aumentou-se a contribuição do IOF.
O Brasil está muito atrasado em itens importantes como a tributação sobre o Valor Adicionado (IVA) e esperamos que, além da simplificação tributária, esta reforma finalmente gere a desoneração necessária para aumentar a competitividade dos produtos, os investimentos e as exportações. Infelizmente, o excessivo volume de impostos se transformou numa fonte de distorções que reduzem a competitividade dos produtos nacionais e dificultam a operação das empresas atingindo brutalmente o contribuinte.
Nosso sistema tributário continua sendo um dos piores do mundo e nenhuma reforma poderá ser feita sem que se pense imediatamente na desoneração de tributos para permitir resultados imediatos. O superávit é surpreendente e a arrecadação federal continua crescendo em níveis muito superiores aos do crescimento econômico. É difícil de determinar de forma exata as novas fontes de riqueza criadas com a expansão econômica e a contribuição que este aumento na arrecadação pode dar aos empregos. Reforma em ano de eleição e calendário apertado é complicada e dificilmente sai.
A população quer uma reforma que recupere o tempo perdido e estabeleça o crescimento econômico, devolva os recursos arrecadados nos municípios e gere investimentos, emprego e renda, tirando cada vez menos nos bolsos do cidadão.
* Deputado estadual e 3º secretário da Mesa Diretora 2008

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br