Yeda viaja aos EUA para divulgar Estado
30/04/2008
Transmissão de cargo ao vice Paulo Afonso Feijó não está definida
Aos 16 meses de gestão, a governadora Yeda Crusius embarca hoje à noite para a segunda viagem internacional. Até a noite de ontem, não estava prevista a transmissão de cargo ao vice-governador Paulo Afonso Feijó.
Segundo o Tribunal de Justiça, as Constituições Estadual e Federal não estabelecem a obrigatoriedade da passagem de cargo em caso de viagem do governador. Yeda fará uma passagem-relâmpago por Nova York, nos Estados Unidos, para participar de dois eventos. Ela estará de volta no sábado. A governadora esteve nos Estados Unidos e no Canadá entre os dias 19 de março e 2 de abril. Nesse período, Feijó comandou o Executivo como governador em exercício. Depois de atravessar o primeiro ano de mandato em guerra, Yeda e o vice acertaram uma trégua em janeiro. O acordo de paz possibilitou a passagem do cargo.
Amanhã, Yeda participa do Almoço com Governadores Brasileiros, organizado pelo Fórum das Américas. A programação visa a apresentar regiões do país a investidores americanos. Os dirigentes brasileiros vão exibir as potencialidades de seus Estados para 120 representantes de bancos, grandes empresas e fundos de investimentos.
Governadora será a primeira a discursar
Ontem, o site do Fórum das Américas confirmava a presença de Yeda e dos colegas André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Waldez Góes (Amapá), Luiz Henrique (Santa Catarina) e Marcelo Miranda (Tocantins).
- Os investidores querem conhecer as realidades no Brasil e saber como afinar as opções de investimentos que eles têm de acordo com o perfil de cada Estado - explica Erik Camarano, secretário executivo das Câmaras Setoriais do gabinete da governadora, que acompanhará Yeda.
Primeira na lista dos governantes brasileiros a discursar, Yeda terá cerca de 15 minutos para falar sobre as qualidades do Rio Grande do Sul e, em seguida, responder a perguntas da platéia. Em seguida, ocorrem conversas entre os dirigentes brasileiros e os investidores, de acordo com interesses e afinidades.
Yeda participa de evento com Arnold Schwarzenegger
Na manhã de sexta-feira, Yeda participa do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008, no Cipriani Wall Street. Para um público de cerca de 400 pessoas, discursam o ex-presidente americano Bill Clinton e o ex-vice-presidente e hoje ativista ambiental Al Gore. O debate vai girar em torno do papel dos governos e do setor privado na questão ambiental. Devem falar também a subsecretária de Estado para Assuntos Internacionais, Paula Dobriansky, e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que se notabilizou pela atuação em filmes como O Exterminador do Futuro.
Além de Camarano, viajam com a governadora um ajudante de ordens e um fotógrafo. O retorno está marcado para a noite de sexta-feira, com chegada ao Rio Grande do Sul no sábado.
O roteiro da governadora
- Depois de retornar de uma viagem aos Estados Unidos e ao Canadá no último dia 2, a governadora Yeda Crusius viaja novamente hoje à noite a Nova York para divulgar o Rio Grande do Sul
- Ela participa amanhã do Almoço com Governadores Brasileiros, organizado pelo Fórum das Américas
- Na sexta-feira, Yeda participa do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008, no Cipriani Wall Street
- O retorno da governadora está previsto para o próximo sábado
Fonte: Zero Hora
|
|