Sem Schwarzenegger, Yeda encontra Clinton
03/05/2008
Governadora participou de evento sobre o desenvolvimento sustentável com políticos e empresários
Sem o esperado encontro com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, mas com direito a um aperto de mão com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, a governadora Yeda Crusius participou ontem do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008, em Nova York.
O evento, realizado pela Associação das Nações Unidas no Brasil (Anubra), tem o objetivo de reunir líderes políticos, acadêmicos e empresariais para promover negócios que gerem desenvolvimento econômico sem desrespeitar o ambiente. Durante encontro com Yeda, o ex-presidente americano teria afirmado, conforme a assessoria de imprensa do Piratini, que a experiência do Brasil com a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar fez o mundo "prestar atenção no país".
Em seu discurso, realizado após a reunião com a governadora, Clinton citou o Rio Grande do Sul como um Estado que está resolvendo a questão ambiental e promovendo o desenvolvimento sustentável. Mencionando os exemplos de Dinamarca e Suécia, Clinton afirmou também que não vê contradição entre crescimento econômico e preservação ambiental. Aguardado, Schwarzenegger - que, segundo o Piratini, teria enviado convite para uma reunião com a governadora - não compareceu ao evento.
Entre os palestrantes do fórum - promovido no Cipriani Wall Street, antigo prédio da Bolsa de Valores de Nova York - , estiveram também a subsecretária de Estado do governo George W. Bush, Paula Dobriansky, e o diretor da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Vianna.
Durante entrevista sobre os exemplos dados pelo Rio Grande do Sul em favor do desenvolvimento sustentável, a governadora destacou o zoneamento para a silvicultura - que delimita o espaço ao plantio florestal destinado à atividade econômica - e o incentivo à produção de biocombustível.
Ontem, a governadora participou do evento como ouvinte, ao lado dos colegas de Amapá, Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso do Sul. A governadora retorna hoje ao Estado.
Fonte: Zero Hora
|
|