RS vence nova etapa na busca de empréstimo
14/05/2008
Depois de 45 minutos de reunião no Ministério da Fazenda, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, conseguiu ontem autorização provisória da União para fechar negociação com o Banco Mundial (Bird).
Oacordo deve ser fechado na sexta-feira, quando representantes do Piratini, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Bird assinam um pré-contrato para o empréstimo de US$ 1 bilhão.
A liberação do financiamento, no entanto, ainda depende de aprovação no Senado e na própria diretoria do banco. O diretor do Bird para o Brasil, John Briscoe, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, participaram da reunião com Aod ontem, mas não quiseram se manifestar sobre o acerto.
Ao final do encontro, Aod garantiu que o governo federal aceitou os argumentos de que o empréstimo será usado para reestruturar a dívida do Estado. O secretário também espera que o Tesouro mantenha o mesmo entendimento ao enviar o projeto ao Senado.
O Estado ainda precisa resolver pendências como a obtenção da certidão do Tribunal de Contas do Estado que comprove a aplicação de, no mínimo, 12% da receita líquida na área da saúde. Nos últimos anos, o governo não tem conseguido cumprir a exigência.
Fonte: Zero Hora
|
|