ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda lança amanhã 12 programas de desenvolvimento

15/05/2008
Projetos contemplam áreas como educação, segurança e trânsitoDezesseis meses após assumir o Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius lançará amanhã pela manhã o carro-chefe de sua gestão: os 12 programas batizados de estruturantes. As ações e projetos envolverão diferentes secretarias para combater problemas históricos no Estado, como a criminalidade e a evasão escolar.
A partir das 10h de amanhã, Yeda anunciará cinco programas vinculados ao eixo de desenvolvimento social, quatro ao de desenvolvimento econômico e sustentável e outros três ao de finanças e gestão pública. Infra-estrutura, educação, saúde, saneamento e segurança pública serão áreas contempladas pela iniciativa.
- A governadora apresentará o conjunto da obra, incluindo investimentos e fontes asseguradas. O detalhamento será feito posteriormente - relatou Erik Camarano, secretário executivo das câmaras setoriais
Segundo Camarano, muitos projetos já estão em andamento desde o início da administração, em 2007, e foram acoplados a um programa.
Plano para estradas prevê R$ 3,5 bilhões
Uma das novidades é que os gaúchos poderão acompanhar o trabalho pela internet. No endereço www.estado.rs.gov.br, os internautas encontrarão detalhes sobre as ações desenvolvidas e poderão fiscalizar se as obras estão sendo executadas no local indicado e no prazo. Haverá espaço para enviar sugestões e denúncias de irregularidades. O site começará a funcionar amanhã. Conforme os responsáveis, haverá informações gerais e uma biblioteca com relatórios e resultados de cada iniciativa.
Na lista de anúncios individuais de programas, o de transportes deve ser um dos primeiros a ser posto na rua. A partir do programa Duplica RS, o Estado planeja impulsionar investimentos em parceria com a iniciativa privada. O plano prevê a injeção de R$ 3,5 bilhões em obras no sistema rodoviário gaúcho em 10 anos. O programa também aposta em investimentos no sistema hidroportuário, asfaltamento de acessos municipais e melhorias nos nove aeroportos regionais administrados pelo Estado.


O projeto O que são os programas estruturantes? Serão 12 programas em áreas como saúde, educação e segurança pública. Cada projeto será como uma força-tarefa de diferentes secretarias para equacionar problemas que afetam áreas distintas. Por exemplo, pressupõe-se que ações para melhorar o ensino ajudam a reduzir a violência. Assim, devem envolver as pastas de Educação e Segurança Pública. O objetivo dos programas é melhorar indicadores sociais e transformar os projetos em marca da administração. O que significa Por meio dos estruturantes, os gaúchos poderão acompanhar o que o governo faz pontualmente para resolver problemas, como reduzir a criminalidade ou melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br