Yeda lança amanhã 12 programas de desenvolvimento
15/05/2008
Projetos contemplam áreas como educação, segurança e trânsitoDezesseis meses após assumir o Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius lançará amanhã pela manhã o carro-chefe de sua gestão: os 12 programas batizados de estruturantes. As ações e projetos envolverão diferentes secretarias para combater problemas históricos no Estado, como a criminalidade e a evasão escolar.
A partir das 10h de amanhã, Yeda anunciará cinco programas vinculados ao eixo de desenvolvimento social, quatro ao de desenvolvimento econômico e sustentável e outros três ao de finanças e gestão pública. Infra-estrutura, educação, saúde, saneamento e segurança pública serão áreas contempladas pela iniciativa.
- A governadora apresentará o conjunto da obra, incluindo investimentos e fontes asseguradas. O detalhamento será feito posteriormente - relatou Erik Camarano, secretário executivo das câmaras setoriais
Segundo Camarano, muitos projetos já estão em andamento desde o início da administração, em 2007, e foram acoplados a um programa.
Plano para estradas prevê R$ 3,5 bilhões
Uma das novidades é que os gaúchos poderão acompanhar o trabalho pela internet. No endereço www.estado.rs.gov.br, os internautas encontrarão detalhes sobre as ações desenvolvidas e poderão fiscalizar se as obras estão sendo executadas no local indicado e no prazo. Haverá espaço para enviar sugestões e denúncias de irregularidades. O site começará a funcionar amanhã. Conforme os responsáveis, haverá informações gerais e uma biblioteca com relatórios e resultados de cada iniciativa.
Na lista de anúncios individuais de programas, o de transportes deve ser um dos primeiros a ser posto na rua. A partir do programa Duplica RS, o Estado planeja impulsionar investimentos em parceria com a iniciativa privada. O plano prevê a injeção de R$ 3,5 bilhões em obras no sistema rodoviário gaúcho em 10 anos. O programa também aposta em investimentos no sistema hidroportuário, asfaltamento de acessos municipais e melhorias nos nove aeroportos regionais administrados pelo Estado.
O projeto
O que são os programas estruturantes?
Serão 12 programas em áreas como saúde, educação e segurança pública. Cada projeto será como uma força-tarefa de diferentes secretarias para equacionar problemas que afetam áreas distintas. Por exemplo, pressupõe-se que ações para melhorar o ensino ajudam a reduzir a violência. Assim, devem envolver as pastas de Educação e Segurança Pública. O objetivo dos programas é melhorar indicadores sociais e transformar os projetos em marca da administração.
O que significa
Por meio dos estruturantes, os gaúchos poderão acompanhar o que o governo faz pontualmente para resolver problemas, como reduzir a criminalidade ou melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual.
Fonte: Zero Hora
|
|