ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

O empréstimo e a aparente calma

26/05/2008
O clima em torno do empréstimo de 1,1 bilhão de dólares do Estado junto ao Banco Mundial está calmo só aparentemente. Ainda na dependência de ultrapassar obstáculo relativo à Lei de Responsabilidade Fiscal para concretizar a transação, o Executivo acompanha de perto os desdobramentos em Brasília. Na terça-feira será votado pela Câmara dos Deputados o projeto que impede a penalização cruzada em função do desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas, paralelamente, a atenção junto ao Supremo Tribunal Federal é total. Diariamente, são encaminhados documentos para reforçar a defesa da tese de que os recursos serão utilizados para conter gastos, e não ampliar o endividamento dos cofres gaúchos.
ARTICULAÇÃO E ESPERA
Governo do Estado iniciará, nesta terça-feira, em reunião do Conselho Político, a articulação com a base aliada sobre a nova proposta do Simples Gaúcho, com impacto financeiro de R$ 116 milhões ao ano a partir de 2009. Paralelamente, interlocutores do Palácio Piratini aguardam retorno das entidades empresariais, que já receberam a sugestão. Esperam que empresários não fiquem somente nas manifestações contrárias, mas apresentem proposta alternativa. Intenção é encaminhar o projeto à Assembléia no início de junho.
LÁ É DIFERENTE
Secretário da Fazenda Aod Cunha de Moraes Júnior defende que mais uma vez o Estado está sendo cobrado e penalizado, enquanto a União segue ilesa nas críticas envolvendo o episódio do Simples. Argumenta que, enquanto o Executivo gaúcho é pressionado para abrir mão de 1,25% de sua arrecadação, o governo federal mantém índices muito superiores, de 4,25% a 11,75%, e não enfrenta reivindicações.


Fonte: Taline Oppitz - Correio do Povo - 25/05/08

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br