ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Tributarista defende reforma parcial

27/05/2008
O tributarista Kioshi Harada desaconselhou a realização de uma reforma tributária ampla, como a proposta pelo governo. "O Brasil não precisa de uma grande reforma tributária, mas um ajuste aqui, uma emenda acolá", afirmou.
Entre as mudanças tópicas necessárias, Harada apontou a necessidade de proibir a edição de medida provisória sobre matéria tributária, "em respeito ao princípio da legalidade (segundo o qual apenas lei pode criar imposto)". O tributarista lembrou que a violação desse princípio "tem sido motivo de grandes revoluções no mundo inteiro" ao longo da história.
Brecha Outra sugestão apresentada por Harada foi a determinação de que apenas lei complementar possa definir a base de cálculo de contribuições. Hoje, essa regra só vale para impostos. O tributarista atribui a essa "brecha na lei" a criação de impostos disfarçados de contribuições por lei ordinária, como é o caso da Contribuição sobre Iluminação Pública (CIP) e o antigo Imposto sobre Movimentação Financeira, que foi transformado em Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
O tributarista participou de debate promovido pela Comissão Especial da Reforma Tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras), no plenário 14.
Fonte: Agência Câmara

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br