Transparência gaúcha
14/06/2008
Em boa hora, a Controladoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e a Secretaria da Fazenda devem lançar em julho um site que permitirá a qualquer cidadão acesso a detalhes dos gastos e receitas do governo do Estado. Hoje, por exemplo, o valor que uma empresa recebeu de determinado órgão é uma informação restrita e de consumo interno.
No portal Transparência RS estarão disponíveis para qualquer internauta dados sobre os gastos em cada rubrica, referente a cada prestador de serviço ou fornecedor e, o mais importante, com uma linguagem acessível ao cidadão que não domina os códigos técnicos.
- Inicialmente, o portal não terá todas as informações que gostaríamos, mas aos poucos será aperfeiçoado até ser possível saber, por exemplo, quanto o Estado consumiu em folhas A4 e qual o estoque disponível - diz o contador e auditor-geral da Cage, Roberval Marques.
O pacote envolve também medidas de prevenção à corrupção, como um manual para que o gestor público não cometa erros e a elaboração de um código de ética do servidor público.
Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora 15/06/08
|
|