Augustin nega prejuízos a empréstimo
19/06/2008
O temor de que a crise política no governo gaúcho possa prejudicar o empréstimo de U$1,1 bilhão que o Piratini busca junto ao Banco Mundial (Bird) foi negado ontem pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Augustin negou qualquer interferência na análise da operação e garantiu que o cronograma será seguido à risca. Para eliminar os boatos, ele assegurou que o projeto será encaminhado para votação no Senado ainda esta semana:
- Não há nenhuma incidência, ou tipo de consideração política. É um projeto de reestruturação, um projeto grande, o primeiro do país e exige um conjunto de análises.
Sobre as críticas do vice-governador Paulo Afonso Feijó, de que sem uma hedge (proteção) cambial o empréstimo se torna um risco para o Estado, Augustin informou que a opção pelo dólar foi feita pelo governo do Estado.
- Fizemos a análise da operação e, mesmo com o câmbio, é bastante favorável para o Estado. Por isso aprovamos. Há risco, como há risco de o IGP (Índice Geral de Preços) crescer mais rapidamente. Com essa operação, as taxas (da dívida) são bem menores.
Fonte: Zero Hora
|
|