Especialista em opinião pública socorre governo Yeda
04/07/2008
Com atividade em mais de 50 países, americano fica na Capital até hoje
Envolta em uma crise política, a governadora Yeda Crusius convocou um especialista americano em opinião pública para auxiliar o Piratini a tomar decisões sobre a adminsitração.
Contatado em Nova York, durante a missão de Yeda aos Estados Unidos, em abril, o pesquisador James Fishkin foi convidado pelo Piratini a visitar o Estado, com passagem de avião, hospedagem e alimentação custeadas pelo governo. Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e em Filosofia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Fishkin desenvolveu uma metodologia de consulta de opinião pública inédita na América Latina, a Pesquisa Deliberativa.
Aplicado desde os anos 90 em mais de 50 países, o método se baseia na suposição de que as posições da população com relação a temas polêmicos oscilam de acordo com o nível de informação. Para comprovar a tese, a equipe de Fishkin reúne em um fim de semana, em um mesmo local, entre 300 e 400 pessoas selecionadas aleatoriamente numa amostra de todos os segmentos da população.
Com hospedagem e alimentação pagas pelos organizadores, os participantes respondem no primeiro dia do encontro a um questionário, aplicado enquanto os envolvidos ainda não dispõem de informações sobre os temas em questão. Ao término do estudo, depois de uma intensa troca de informações com portadores de visões divergentes sobre o assunto, o mesmo questionário é aplicado novamente.
Esta é a segunda passagem do Fishkin pelo Estado
Segundo Fishkin, que fica no Estado até hoje, cerca de dois terços das pessoas mudam de opinião na segunda averiguação.
- As pessoas que mais se informam são as que mais modificam suas opiniões - destaca.
Com fala mansa e olhar compenetrado, o professor revela que esta é a sua segunda passagem pela Capital. Na primeira, em fevereiro, participou da Conferência das Cidades e foi apresentado à governadora. O coordenador das Câmaras Setoriais, Erik Camarano, promoveu na quarta-feira um encontro entre Fishkin e representantes da Agenda 2020, iniciativa que reúne entidades gaúchas.
Fonte: Zero Hora
|
|