ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda anuncia criação de órgão contra corrupção

11/07/2008
Secretaria especial terá desafio de controlar uso do dinheiro

Decidida a evitar o surgimento de novas denúncias de corrupção, a governadora Yeda Crusius anunciou ontem a criação de um órgão que terá o desafio de controlar o uso do dinheiro público.
Gestada pelo gabinete de transição a partir de sugestões de diferentes setores da sociedade, a secretaria especial vai buscar a articulação entre órgãos de controle interno (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado) e externo (Tribunal de Contas). O instrumento contra irregularidades terá um coordenador com status de secretário, ainda que não esteja garantida a criação de uma estrutura de primeiro escalão para a pasta.
A medida anticorrupção anunciada por Yeda ao final da reunião com o conselho político também virá acompanhada de um "portal de transparência", no qual os gaúchos poderão monitorar as ações do Estado por meio da internet.
- Hoje, já é assim, mas em órgãos isolados. Apesar de todos fazerem o seu trabalho de forma modelar, isso não bastou para se barrar na origem as fontes tradicionais de desvio de dinheiro público - destacou Yeda.
Os mecanismos de fiscalização fazem parte da carta-compromisso que será anunciada na segunda-feira pela governadora. Além das novas medidas de combate à corrupção e do código de ética dos servidores, Yeda reafirmou que os partidos aliados se comprometeram a se manter fiéis aos projetos do Executivo.
Questionada sobre como se portaria diante de atos de infidelidade de membros da base, Yeda disse que a rebeldia quebraria o pacto assinado por todas as legendas. De acordo com a governadora, o documento é amparado em idéias de consenso entre poderes, parlamentares, integrantes do gabinete de transição e setores que trouxeram propostas à carta.
Enquanto tenta colocar uma pá de cal na crise política que estremeceu seu governo no último mês, Yeda teve de administrar o fogo amigo disparado de Brasília na quarta-feira pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Em bate-boca com o gaúcho Pedro Simon (PMDB) no Senado, o tucano insinuou que o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, estaria em situação irregular.
Irritada com as insinuações do colega de partido, a governadora disse que vai à Capital Federal na próxima semana conversar com Virgílio.
- Não sei por que estão brigando, mas na semana que vem, vou a Brasília procurar saber - disse Yeda.


Entenda o caso - A criação da secretaria especial é uma resposta à sociedade após o governo afastar três secretários com nomes envolvidos em escândalos. - O secretário de Planejamento, Ariosto Culau, deixou o primeiro escalão depois de tomar chope em público com Lair Ferst, lobista acusado de fraude no Detran. - O titular da secretaria-geral de governo, Delson Martini, foi demitido porque é citado em gravações telefônicas entre suspeitos do esquema no Detran. - Já o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, foi gravado pelo vice-governador Paulo Feijó. Na gravação, Busatto diz que PP e PMDB se financiam, respectivamente, do Detran e do Banrisul. No mesmo diálogo, afirma que, no passado, a fonte era o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). - O desenho da secretaria foi feito pelo gabinete de transição, criado há um mês. O gabinete,com um representante de cada partido aliado, tinha a missão de fazer o Piratini superar a crise agravada pela sucessão de denúncias de corrupção em órgãos públicos. - Outra função do gabinete era preparar um esboço de uma carta-compromisso, que será anunciada por Yeda na segunda-feira. O documento, que terá o aval dos aliados, tem como essência o combate à corrupção e o uso correto de recursos públicos.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br