ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Ética e transparência

15/07/2008
Todas as medidas anunciadas ontem pela governadora Yeda Crusius seriam desnecessárias se cada ente público cumprisse o seu dever e se os órgãos de controle não se restringissem apenas aos aspectos formais dos contratos. Se apontamentos de técnicos da Cage e do Tribunal de Contas tivessem sido levados a sério, muitas irregularidades poderiam ter sido evitadas.
Chega a ser surrealista o governo que está há um ano e meio no cargo precisar que seus aliados se comprometam com a ética, a transparência, a probidade e o combate à corrupção. Se Yeda teve de gastar um mês para chegar à carta-compromisso divulgada ontem foi porque seu governo estava mergulhado numa crise política, conseqüência do que ela mesma definiu como "crise ética".
Além da turbulência no Judiciário, o anúncio das medidas para tornar o governo mais transparente e eficaz no combate à corrupção encontrou um concorrente entre os assuntos políticos do momento no Estado: ocorreu no mesmo dia em que o procurador Geraldo da Camino deu prazo de 15 dias ao advogado da governadora para explicar a compra da casa sobre a qual tanto se falou na CPI do Detran. Yeda disse não ter problemas para explicar a aquisição do imóvel e que só não o fez antes porque não queria que suas explicações fossem "engavetadas pela CPI".
As explicações já estão atrasadas. Quem opta pela vida pública não pode se ofender com cobranças, nem achar que seus negócios privados não interessam a ninguém. Agentes públicos devem explicações permanentes à sociedade - seja para esclarecer a legalidade de um ato administrativo duvidoso, seja para justificar sua variação patrimonial.


Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br