ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Reforma do Secretariado será menor que o esperado

23/07/2008
Será bem menor do que o anunciado e pode até ocorrer só para resolver ‘problemas pontuais’ a esperada reforma do secretariado de Yeda Crusius. Apesar das cobranças públicas dos aliados, nos bastidores a mesma base acredita cada vez menos em mudanças significativas no primeiro escalão e os partidos já começaram a tentar aumentar espaço negociando colocações em outros postos.
As diferenças entre as expectativas da base e o que a governadora pretende ficam expostas no caso do PMDB, que ainda aguarda uma definição sobre quem assumirá no lugar de Luiz Fernando Záchia na Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais. Os peemedebistas ainda não têm garantido quem será o substituto e também se manterão esta secretaria. 'Tenho meu mandato na Assembléia e não sou do partido da governadora. A definição depende mais do governo mesmo e ainda não falei com ela esta semana', resumiu ontem o líder do governo na Assembléia, deputado Márcio Biolchi (PMDB) que é o mais cotado para assumir a Sedai.
Assim, apesar das expectativas na Assembléia Legislativa, é cada vez mais forte a convicção de que a reforma do secretariado não avançará, já que há convicção de que o governo estaria aproveitando o recesso do Legislativo para deixar o assunto perder fôlego.
Há um grande motivo para que isso se confirme: das 20 secretarias hoje existentes (contando o Casa Civil e a Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água), o PSDB e as indicações pessoais da governadora estão à frente de 12 pastas. Entre elas, estão praticamente todas as secretarias estratégicas, como Casa Civil, Fazenda, Planejamento, Educação, Saúde, Infra-Estrutura, Segurança e Geral de Governo. O PMDB tem a Sedai e a Habitação. Outro posto considerado fundamental, a presidência do Banrisul, é apontado como o maior detentor de cargos em comissão.
O PTB segura a Administração e o Turismo e o PP a Institucional de Governo, a Ciência e Tecnologia, a Agricultura e a Cultura. Além da Sedai, a única outra mudança certa será a criação da Secretaria da Transparência, a ser comandada pela hoje secretária-geral de Governo, Mercedes Rodrigues.



Fonte: Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br