ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Casa Militar tem novo comandante

28/07/2008
Há quase 30 anos à frente da Brigada Militar, o tenente-coronel Joel Prates Pedroso foi convidado pela governadora na noite de sábado, pouco antes da comemoração do aniversário de Yeda
O homem que responde pela segurança da governadora Yeda Crusius há uma semana foi oficializado na noite de sábado como chefe da Casa Militar do Palácio Piratini.
O ex-subchefe da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Joel Prates Pedroso, 47 anos, substitui o coronel Edson Ferreira Alves, que pediu afastamento das funções no dia 18 de julho.
Por volta das 18h de sábado, pouco antes de começar a sua festa de aniversário no Piratini, Yeda chamou Prates para uma conversa reservada. Às 22h30min, aproveitou o anúncio da escolha do general Edson de Oliveira Goularte para o cargo de secretário da Segurança Pública para confirmar ao secretariado o nome de Prates como titular da Casa Militar. O tenente-coronel acumulará o cargo com a função de coordenador estadual da Defesa Civil.
No discurso de posse, na manhã de ontem, Prates agradeceu a confiança da governadora.
- É um trabalho árduo, mas colocaremos toda a dedicação à frente. O foco é integração e assistência para as demandas da governadora no que cabe à Casa Militar, e dentro da Defesa Civil será a prevenção - declarou, vestindo uma túnica (traje da Brigada Militar usado em festividades) com os passadores de medalhas.
Yeda destacou a atuação do novo titular:
- Se o clima mundial mudou, se cabe ao Rio Grande do Sul receber eventos tão diferenciados como ciclones seqüenciais, a Defesa Civil tem de planejar a prevenção. O tenente-coronel é um homem disposto a fazer dessa ação uma celebração permanente da vida quando ela encontra suas barreiras nos eventos climáticos que a Defesa Civil coordena por todo o Estado.
Prates tem forte ligação com a área de salvamento
O mais antigo dos três subchefes do órgão na estrutura militar - Defesa Civil, Operações e Administrativa - , Prates costumava assumir o posto interinamente sempre que Alves se ausentava. Sobre os desafios à frente do órgão, ele não deu detalhes:
- Não vou entrar em detalhe da segurança da governadora, porque isso é normal. Vou continuar um trabalho que estava sendo feito com bastante dedicação e harmonia. Acompanhando junto os objetivos do governo do Estado que hoje está baseado nos programas estruturantes.
Gaúcho de Lajeado, Prates completará 30 anos à frente da Brigada Militar em fevereiro e tem forte ligação com área de salvamento. Ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre (2001 a 2004) e ex-chefe do setor de Comunicação Social da Brigada (2005 a 2007), participou de 21 das 38 Operações Golfinho.
O novo chefe da Casa Militar participou de curso de salvamento no Japão (1989), integrou a Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em El Salvador (de agosto de 1993 a agosto de 1994) e fez o curso de Comando de Estado Maior no Uruguai (1997). Em 13 de março, assumiu a subchefia da Defesa Civil no Estado. Atualmente, preside a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
O ex-titular da Casa Militar é acusado de co-autoria, com 15 policiais militares, da morte de dois irmãos, suspeitos de matar a soldado Carina Rodrigues Macedo, 28 anos, durante assalto em 2001. Ele tomou a iniciativa de deixar as funções para preparar a sua defesa.



Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br