ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda confirma Biolchi na pasta do Desenvolvimento

29/07/2008
Governadora informou que deve fazer novos anúncios hoje
Na festa organizada para comemorar o aniversário de 20 anos do PSDB, a governadora Yeda Crusius confirmou ontem à noite o deputado estadual Márcio Biolchi (PMDB) como novo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais. Ela afirmou que deve fazer novos anúncios hoje.
A posse de Biolchi está marcada para hoje. Ele tem um encontro com a governadora às 10h. Depois de surpreender aliados ao indicar o general Edson de Oliveira Goularte para a pasta da Segurança Pública no sábado à noite, desta vez Yeda fez uma nomeação esperada pelos integrantes da base. A escolha de Biolchi já havia sido alinhavada há mais de uma semana com o PMDB. Biolchi substitui Fernando Záchia, deputado que assume sua cadeira no Legislativo para se dedicar à campanha do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, à reeleição.
- Záchia volta à Assembléia para fazer a defesa do governo, e Biolchi ganha agora sua experiência no Desenvolvimento e passará a integrar um grupo que ele já conhece - afirmou Yeda em entrevista ao chegar à festa no Clube Farrapos.
Além do respaldo do partido para o novo cargo, Biolchi tem a confiança da governadora mesmo não sendo tucano. Em fevereiro, ele havia sido escolhido por ela para ser o líder do governo na Assembléia. Aos 29 anos, o parlamentar é o mais jovem da Assembléia. O novo líder do governo no Legislativo deverá ser Pedro Westphalen (PP).
Ontem, Biolchi se reuniu com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel (PSDB), o que aumentou a ansiedade no PMDB. Desde a semana passada, o partido cobrava o anúncio público da nomeação. O PMDB estava apreensivo com a demora porque, a partir da retomada do mandato de Záchia, o suplente Sandro Boka teria de deixar a cadeira e retornar para sua cidade, Rio Grande, gerando transtornos para a legenda.
No final da tarde de ontem, antes da entrevista de Yeda, um aliado com trânsito no Palácio Piratini dava a nomeação de Biolchi como certa, mas demonstrava incerteza em relação ao resto da reforma:
- Márcio está sacramentado. Outros anúncios ainda dependem de mais uma rodada de conversas.
Nem mesmo interlocutores mais próximos de Yeda sabem dizer a dimensão das mudanças. Poucos têm a oportunidade de discutir o assunto com ela. Um dos emissários da governadora, o secretário de Infra-Estrutura, Daniel Andrade, diz que ocorrerão apenas "ajustes", mas dá uma pista.
- Pode haver outras surpresas. A governadora responderá a todos os questionamentos no momento certo. Não sei o prazo. Mas espero que alguns ocorram o mais rápido possível - relatou Andrade.
No Planejamento, a situação deverá ser definida até o final desta semana. A pasta é comandada interinamente por Ana Severo. Ela poderá ser mantida na função pelo menos até a votação de proposta de orçamento para 2009. Há receio de que sua saída atrapalhe o andamento do projeto no Legislativo.


O novo secretário
- Mais jovem deputado estadual, com 29 anos, Márcio Biolchi está em segundo mandato na Assembléia Legislativa. - Entrou na vida política pelas mãos do pai, o ex-deputado Osvaldo Biolchi, como vereador em Carazinho. Foi eleito o vereador aos 21 anos. - Em 2002, se elegeu deputado estadual pela primeira vez. - É estudante do 8º semestre de Direito na PUC. As dúvidas
PLANEJAMENTO E GESTÃO É cotado o diretor do Tesouro do Estado Mateus Bandeira. Não está descartada a manutenção da interina Ana Severo. O futuro dela será decidido até o final desta semana. FUSÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU OBRAS Se a criação da secretaria de transparência e combate à corrupção for aprovada pela Assembléia, o governo cogita transferir a Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento ou a pasta de Obras para secretaria afim. Ontem, a alternativa havia sido praticamente descartada.
SECRETARIA-GERAL DE GOVERNO Se a titular Mercedes Rodrigues assumir a pasta de transparência e combate à corrupção, a Secretaria-Geral poderá ser unida à Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Celso Bernardi (PP). Aliados consideram improvável porque as duas áreas estão sobrecarregadas.
LÍDER DO GOVERNO Com Biolchi no Desenvolvimento, o mais cotado para substitui-lo é o deputado estadual Pedro Westphalen (PP).
COMUNICAÇÃO Com a demissão de Paulo Fona, o mais cotado para preencher a vaga de porta-voz é o assessor de imprensa de Yeda Joabel Pereira. Não há definição sobre quem coordenará a comunicação do governo. A secretaria era comandada por Delson Martini.
Onde há vagas A governadora também precisa preencher cargos no segundo escalão e negocia com os partidos da base. Há espaços na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no Daer e na TVE.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br