Yeda confirma Biolchi na pasta do Desenvolvimento
29/07/2008
Governadora informou que deve fazer novos anúncios hoje
Na festa organizada para comemorar o aniversário de 20 anos do PSDB, a governadora Yeda Crusius confirmou ontem à noite o deputado estadual Márcio Biolchi (PMDB) como novo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais. Ela afirmou que deve fazer novos anúncios hoje.
A posse de Biolchi está marcada para hoje. Ele tem um encontro com a governadora às 10h. Depois de surpreender aliados ao indicar o general Edson de Oliveira Goularte para a pasta da Segurança Pública no sábado à noite, desta vez Yeda fez uma nomeação esperada pelos integrantes da base. A escolha de Biolchi já havia sido alinhavada há mais de uma semana com o PMDB. Biolchi substitui Fernando Záchia, deputado que assume sua cadeira no Legislativo para se dedicar à campanha do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, à reeleição.
- Záchia volta à Assembléia para fazer a defesa do governo, e Biolchi ganha agora sua experiência no Desenvolvimento e passará a integrar um grupo que ele já conhece - afirmou Yeda em entrevista ao chegar à festa no Clube Farrapos.
Além do respaldo do partido para o novo cargo, Biolchi tem a confiança da governadora mesmo não sendo tucano. Em fevereiro, ele havia sido escolhido por ela para ser o líder do governo na Assembléia. Aos 29 anos, o parlamentar é o mais jovem da Assembléia. O novo líder do governo no Legislativo deverá ser Pedro Westphalen (PP).
Ontem, Biolchi se reuniu com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel (PSDB), o que aumentou a ansiedade no PMDB. Desde a semana passada, o partido cobrava o anúncio público da nomeação. O PMDB estava apreensivo com a demora porque, a partir da retomada do mandato de Záchia, o suplente Sandro Boka teria de deixar a cadeira e retornar para sua cidade, Rio Grande, gerando transtornos para a legenda.
No final da tarde de ontem, antes da entrevista de Yeda, um aliado com trânsito no Palácio Piratini dava a nomeação de Biolchi como certa, mas demonstrava incerteza em relação ao resto da reforma:
- Márcio está sacramentado. Outros anúncios ainda dependem de mais uma rodada de conversas.
Nem mesmo interlocutores mais próximos de Yeda sabem dizer a dimensão das mudanças. Poucos têm a oportunidade de discutir o assunto com ela. Um dos emissários da governadora, o secretário de Infra-Estrutura, Daniel Andrade, diz que ocorrerão apenas "ajustes", mas dá uma pista.
- Pode haver outras surpresas. A governadora responderá a todos os questionamentos no momento certo. Não sei o prazo. Mas espero que alguns ocorram o mais rápido possível - relatou Andrade.
No Planejamento, a situação deverá ser definida até o final desta semana. A pasta é comandada interinamente por Ana Severo. Ela poderá ser mantida na função pelo menos até a votação de proposta de orçamento para 2009. Há receio de que sua saída atrapalhe o andamento do projeto no Legislativo.
O novo secretário
- Mais jovem deputado estadual, com 29 anos, Márcio Biolchi está em segundo mandato na Assembléia Legislativa.
- Entrou na vida política pelas mãos do pai, o ex-deputado Osvaldo Biolchi, como vereador em Carazinho. Foi eleito o vereador aos 21 anos.
- Em 2002, se elegeu deputado estadual pela primeira vez.
- É estudante do 8º semestre de Direito na PUC.
As dúvidas
PLANEJAMENTO E GESTÃO
É cotado o diretor do Tesouro do Estado Mateus Bandeira. Não está descartada a manutenção da interina Ana Severo. O futuro dela será decidido até o final desta semana.
FUSÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU OBRAS
Se a criação da secretaria de transparência e combate à corrupção for aprovada pela Assembléia, o governo cogita transferir a Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento ou a pasta de Obras para secretaria afim. Ontem, a alternativa havia sido praticamente descartada.
SECRETARIA-GERAL DE GOVERNO
Se a titular Mercedes Rodrigues assumir a pasta de transparência e combate à corrupção, a Secretaria-Geral poderá ser unida à Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Celso Bernardi (PP). Aliados consideram improvável porque as duas áreas estão sobrecarregadas.
LÍDER DO GOVERNO
Com Biolchi no Desenvolvimento, o mais cotado para substitui-lo é o deputado estadual Pedro Westphalen (PP).
COMUNICAÇÃO
Com a demissão de Paulo Fona, o mais cotado para preencher a vaga de porta-voz é o assessor de imprensa de Yeda Joabel Pereira. Não há definição sobre quem coordenará a comunicação do governo. A secretaria era comandada por Delson Martini.
Onde há vagas
A governadora também precisa preencher cargos no segundo escalão e negocia com os partidos da base. Há espaços na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no Daer e na TVE.
Fonte: Zero Hora
|
|