Pauta polêmica aguarda novo líder
30/07/2008
Pedro Westphalen aceitou ontem convite da governadora Yeda Crusius para substituir Márcio Biolchi
O desafio de buscar entendimento entre parlamentares da base para garantir aprovação de projetos polêmicos do Executivo será enfrentado pelo deputado Pedro Westphalen (PP) a partir do fim do recesso parlamentar, em agosto. Escolhido oficialmente ontem pela governadora Yeda Crusius, ele é o novo líder do governo na Assembléia Legislativa, em substituição a Márcio Biolchi (PMDB), que assumiu a vaga de Luiz Fernando Záchia, na Secretária de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai).
Entre as propostas do governo que enfrentam maior resistência no Legislativo, está o Simples gaúcho, que Yeda pretende adotar até outubro, concedendo isenção de ICMS para empresas com faturamento de até R$ 240 mil. A iniciativa é uma das rejeitadas pela oposição. Outras medidas que prometem discussões polêmicas são a reestruturação do Detran e a criação da Secretaria da Transparência.
Além do apoio do PP, a indicação de Westphalen à liderança do governo foi atribuída ao bom trânsito do parlamentar na Casa. 'Tudo foi possível porque tenho um partido forte, que acredita no projeto de gestão do governo', disse o deputado. O fato de o parlamentar conhecer o Executivo, porque já foi titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia, também foi decisivo na escolha de Yeda.
Fonte: Correio do Povo
|
|