ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Sem comando, órgãos estaduais ficam à deriva

31/07/2008
Fundação não disputa recursos federais desde janeiro
Desde janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), órgão público responsável pelo fomento à produção de conhecimento científico, espera que a governadora Yeda Crusius nomeie um presidente.
A Fapergs está subordinada à Secretaria da Ciência e Tecnologia. A via-crúcis da escolha do novo presidente começou em dezembro, quando o conselho superior definiu uma lista com três nomes. O primeiro da nominata levada a Yeda é João Antonio Henriques, que presidiu a Fapergs de 2005 ao início deste ano.
Apenas ontem o secretário Paulo Maciel devolveu a lista para Jarbas Milititsky, presidente do conselho da Fapergs. A partir de agora, o processo terá de ser reiniciado. Maciel admite que o governo se atrasou na definição. Ele salientou que a pasta trabalha em um projeto de gestão para a Fapergs e que não há objeções a Henriques.
- A coisa que mais preocupa na Fapergs é que as fundações como um todo são instituições que foram ficando engessadas - critica Maciel.
Os quase sete meses sem presidente prejudicaram a Fapergs. Milititsky afirma que o momento é propício para a captação de verba para pesquisa e que o Estado perde oportunidades:
- Não ter presidente causa desestímulo à instituição. Nosso planejamento estratégico está paralisado, e essa falta de definição produz um prejuízo enorme - lamenta.
A Fundação Cultural Piratini também convive há meses com a ausência de um comandante. Desde outubro, a entidade responsável pela TVE e pela rádio FM Cultura tem como presidente interino um engenheiro, Airton José Nedel, que confia na proximidade do desfecho.
- Tudo vai ser resolvido com a conclusão das atividades do grupo de trabalho - explica Nedel.
A secretária da Cultura, Mônica Leal, responsável pela Fundação Piratini, diz que o novo presidente não foi nomeado porque o Piratini ainda estuda o projeto ideal para a rádio e a TVE estatais.


As fundações O que é a Fapergs A fundação existe desde 1964 e tem como funções custear pesquisas e definir ramos da ciência a serem priorizados para atender os interesses do Estado. Desde quando sem presidente: > 6 de janeiro Prejuízos: O Conselho acredita que a falta de um presidente prejudicou a disputa por investimentos federais em pesquisa. O que é a Fundação Piratini Nasceu em 1961 e comanda a TVE e a FM Cultura. Sem presidente efetivo desde > Outubro de 2007 Prejuízos Há quatro dos cinco cargos de diretoria vagos. A falta de profissionais de comunicação prejudica o planejamento editorial.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br