ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Viagem de Yeda pela Holanda inclui três cidades

04/08/2008
Missão gaúcha vai conhecer portos e assinar acordo técnico
Pouco mais de quatro meses após retornar de sua última viagem internacional ao Canadá e Estados Unidos, em abril, a governadora Yeda Crusius planeja novo roteiro: visitará a Holanda entre 16 e 21 de agosto.
A governadora deverá conhecer experiências holandesas no aproveitamento de hidrovias, numa agenda alinhavada pelos secretários Daniel Andrade (Infra-Estrutura e Logística) e Erik Camarano (novo secretário-Geral de Governo, que toma posse hoje).
Um dos momentos mais importantes da viagem da governadora é a assinatura de um termo de cooperação técnica com o governo holandês. O objetivo é planejar o sistema hidroportuário de navegação interior do Estado para aumentar o transporte de mercadorias por água. Segundo Andrade, o sistema hoje é responsável apenas por 3% da carga que circula no território gaúcho, sendo que a capacidade é 15%.
A Holanda é símbolo mundial de eficiência no setor. Na sexta-feira, Yeda afirmou que "a Holanda tem lições a dar" ao Rio Grande do Sul.
A negociação começou no ano passado, quando Andrade viajou ao país em novembro. Na época, Yeda deixou de participar do roteiro por conta da votação do pacote de aumento de impostos na Assembléia Legislativa. Agora, serão acertados detalhes sobre como funcionará a parceria. A tendência é de que o governo gaúcho busque uma consultoria junto à empresa administradora do porto de Amsterdã.
- Estamos comprando inteligência da Holanda para alavancar o sistema de navegação interior do Rio Grande do Sul. A hidrovia gaúcha já transportou mais carga, em volume absoluto, nos anos 50 do que transporta hoje. Queremos que os holandeses analisem o nosso sistema e nos orientem sobre onde podemos investir - disse o titular da Infra-Estrutura.
Além de Camarano e Andrade, os secretários Márcio Biolchi (do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais) e Carlos Otaviano Brenner de Moraes (do Meio Ambiente) devem participar da missão, que também será composta por técnicos.
Casa Civil acerta passagem de cargo ao vice-governador
Sobre a transmissão do cargo ao vice-governador Paulo Afonso Feijó, na sexta-feira Yeda disse não haver problemas. Ela adiantou que o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel (PSDB), vai conversar com Feijó para acertar detalhes. Yeda disse que concorda com a passagem do governo para o vice e que não deixou de sair do Estado em função dos problemas de relacionamento com o Palacinho.
Conforme Yeda, a opção por permanecer no Rio Grande do Sul nos últimos meses se deu porque o Palácio Piratini optou por tratar com clareza a crise política provocada ao longo da CPI do Detran na Assembléia Legislativa:
- O que nós passamos no primeiro semestre deste ano é absolutamente inédito e inaceitável.



Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br