Yeda sanciona previsão de déficit zero para 2009
05/08/2008
Governadora anunciou que secretarias cumpriram meta de corte
Com um penteado que marcou o clima festivo no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius sancionou ontem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que projeta o equilíbrio entre receita e gastos estaduais em 2009, um déficit zero após quase 40 anos de desajuste nas contas do Executivo.
– Cada secretaria cumpriu sua meta de corte. Conseguimos. Uma salva de palmas para toda essa equipe que tanto me orgulha – comemorou Yeda, que exibiu uma nova versão do tradicional coque banana.
Na cerimônia em que a governadora apresentou a LDO, base da proposta orçamentária do próximo ano, integrantes do primeiro escalão destacaram que a negociação do projeto ocorreu em harmonia com os demais poderes. Em 2007, a disputa por valores do orçamento gerou uma briga pública entre Yeda, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE). No discurso, ela elogiou o esforço também dos outros poderes do Estado:
Com a redução gradual do déficit até chegar a zero em 2009, o Executivo começará a aumentar os investimentos até R$ 1,2 bilhão com recursos do Tesouro e transferências da União no próximo ano, o que representa 7% da receita corrente líquida.
Segundo o secretário da Fazenda, Aod Cunha, o cenário favorável deve permitir a negociação de uma revisão geral de salários dos servidores e contratações a partir de 2010. No próximo ano, as promoções de funcionários da segurança devem ser mantidas.
Fonte: Zero Hora
|
|