Governo libera créditos de ICMS ao setor moveleiro
07/08/2008
O governo do Estado anuncia hoje a liberação da transferência de créditos retidos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do setor moveleiro gaúcho. Empresários se reúnem às 11h com a governadora Yeda Crusius no Palácio Piratini.
A iniciativa beneficia 206 estabelecimentos exportadores, segundo dados da Associação das Indústrias de Móveis do Estado (Movergs). De acordo com a presidente da entidade, Maristela Cusin Longhi, o setor conta com R$ 9,5 milhões em créditos acumulados sobre exportações.
Essa é uma reivindicação antiga. As empresas têm esse direito porque a Lei Kandir isenta as exportações de impostos. Quando os estabelecimentos exportadores compram insumos fora do Estado, ficam com um crédito de ICMS para compensar quando forem pagar o imposto devido.
Repasse demorava mais de um ano, diz representante
Segundo Maristela, o repasse estava levando cerca de um ano e dois meses.
– Não bastasse a política cambial, as exportadoras tinham mais esse problema no fluxo de caixa, fazendo com que exportar ficasse inviável – explica.
Com a iniciativa, o governo pretende fortalecer a indústria exportadora, que sofre com os efeitos da valorização do real.
– Há empresas que poderão usar (esses créditos) para aquisição de matérias-primas e equipamentos e pagamento de impostos. Isso vai ajudar no fluxo de caixa das empresas, que hoje estão prejudicadas em relação a taxas altas de juros e aumento (do custo) da matéria-prima – diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Henrique José Bertolini.
Fonte: Zero Hora
|
|