ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Governo libera créditos de ICMS ao setor moveleiro

07/08/2008
O governo do Estado anuncia hoje a liberação da transferência de créditos retidos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do setor moveleiro gaúcho. Empresários se reúnem às 11h com a governadora Yeda Crusius no Palácio Piratini.
A iniciativa beneficia 206 estabelecimentos exportadores, segundo dados da Associação das Indústrias de Móveis do Estado (Movergs). De acordo com a presidente da entidade, Maristela Cusin Longhi, o setor conta com R$ 9,5 milhões em créditos acumulados sobre exportações.
Essa é uma reivindicação antiga. As empresas têm esse direito porque a Lei Kandir isenta as exportações de impostos. Quando os estabelecimentos exportadores compram insumos fora do Estado, ficam com um crédito de ICMS para compensar quando forem pagar o imposto devido.
Repasse demorava mais de um ano, diz representante
Segundo Maristela, o repasse estava levando cerca de um ano e dois meses.
– Não bastasse a política cambial, as exportadoras tinham mais esse problema no fluxo de caixa, fazendo com que exportar ficasse inviável – explica.
Com a iniciativa, o governo pretende fortalecer a indústria exportadora, que sofre com os efeitos da valorização do real.
– Há empresas que poderão usar (esses créditos) para aquisição de matérias-primas e equipamentos e pagamento de impostos. Isso vai ajudar no fluxo de caixa das empresas, que hoje estão prejudicadas em relação a taxas altas de juros e aumento (do custo) da matéria-prima – diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Henrique José Bertolini.



Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br