ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Assembléia Legislativa apresenta proposta para o Simples Gaúcho

07/08/2008
Parlamentares estiveram reunidos com o secretário da Fazenda, Aod Cunha O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), acompanhou, na manhã desta quarta-feira (7), os integrantes da Frente Parlamentar das Pequenas e Microempresas (FPPME), coordenada pelo deputado José Sperotto (DEM), durante audiência com o secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Júnior, quando foi apresentada a proposta do Parlamento para o Simples Gaúcho.
Conforme o deputado Sperotto, a proposta encaminhada ao Governo od Estado prevê a isenção de pagamento de ICMS para empresas que têm receita bruta anual de até R$ 240 mil e estabelece, para as demais faixas, alíquotas diferenciadas. “O princípio de nossa proposta, que tem apoio das bancadas do PP, PMDB, PSDB, PTB, PPS, DEM, PCdoB, PDT e PSB, é que ninguém perca e também não gerar queda na arrecadação do Estado. Por isso tivemos o cuidado de, caso a medida não for implantada imediatamente e na sua totalidade, para todas as faixas de contribuição, propor sua efetivação de forma gradual, iniciando-se no primeiro semestre de 2009 e finalizando-se no primeiro semestre de 2010”, ressaltou o presidente da FPPME.
Para o presidente Alceu Moreira, o Parlamento gaúcho entrega esta sugestão como forma de contribuir e enriquecer a discussão sobre o tema, mas com firme disposição de aperfeiçoar o Simples estadual. “Todos nós sabemos o volume de pessoas envolvidas tanto na relação empregatícia com na renda familiar e que geram empregos. Pensando neste universo, entregamos este trabalho brilhante, dedicado, feito pelos parlamentares que compõem a Frente e que irá contribuir em muito com o Governo do Estado na busca da solução desta questão. Compreendemos a situação do governo, com nossa economia andando de forma absolutamente satisfatória, mas, o que a Assembléia quer é que esta parcela da sociedade não seja mais penalizada, nem os pequenos e micros empresários gaúchos prejudicados”, observou o presidente.
O secretário Aod Cunha disse que o governo analisará cuidadosamente todas as sugestões apresentadas no documento e dará resposta para os deputados o mais breve possível “Até porque, ainda neste mês, estaremos enviando ao Parlamento gaúcho o projeto de isenção de ICMS para empresas com faturamento de até R$ 240 mil para vigorar já a partir de outubro deste ano. Achamos que dessa forma, o Governo vai antecipar o benefício para cerca de 85% das micro e pequenas empresas do Estado. Assim como debatemos com os deputados, realizamos uma série de discussões com entidades envolvidas e graças aos avanços no ajuste fiscal, a nova proposta pôde ser construída para vigorar ainda neste ano e não como previa a proposta inicial prevendo a integralização da medida em julho de 2009”, explicou o secretário.
Participaram da audiência os deputados Alberto Oliveira, Edson Brum do PMDB, Zilá Breitenbach (PSDB), Berfran Rosado (PPS), Raul Carrion (PCdoB), Pedro Westphalen (PP) e também o secretário de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, deputado Márcio Biolchi.



Fonte: Agência AL

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br