Governo apreende arroz ‘pirata’ no RS
11/08/2008
O Ministério da Agricultura (Mapa) deflagrou ação contra a pirataria de sementes no Rio Grande do Sul. A apreensão de 180 mil quilos de sementes de arroz da variedade Puitá no varejo de São Gabriel e Uruguaiana reforçou suspeitas de que a cultivar esteja sendo contrabandeada da Argentina. Segundo o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, a variedade não tinha autorização para uso no Brasil e o caso foi repassado à Polícia Federal. O episódio lembra a chegada da soja transgênica ao Estado, quando o contrabando disseminou a variedade nos campos. Apesar de ter sido liberadada para uso recentemente pelo Mapa, a Basf – que detém os direitos de utilização – ainda não disponibilizou o grão legal ao produtor.
'A Puitá já foi experimentada na safra passada', informou o presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS (Apassul), Narciso Barinson Neto. A confirmação do Mapa deve gerar nova polêmica sobre a cobrança de royalties. A variedade de arroz mutagênico (que sofre variações com base em cruzamentos ou processos químicos) se destaca pela resistência ao herbicida que combate o arroz vermelho, uma das principais invasoras da lavoura orizícola.
Fonte: Correio do Povo
Comentário do Afocefe:
Quem apreendeu este produto contrabandeado que tanto prejuízo causa a uma das culturas mais antigas e importantes do Rio Grande do Sul? Óbvio que não foi o Departamento da Receita Pública (?) da Secretaria da Fazenda, pois faz tempo que a equipe dirigente deste departamento se ocupa de questões mais relevantes a seus objetivos particulares, como autonomia, subsecretaria etc. Não é uma maravilha?
|
|