Soja ‘pirata’ também chega ao Estado
14/08/2008
No rastro da suspensão da venda de sementes do arroz Puitá, novas ações apontam para a entrada de soja transgênica contrabandeada da Argentina no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura (Mapa) apreendeu mais de 70 mil sacas do grão geneticamente modificado, desta vez, nas mãos de produtores nos municípios de Ijuí, Coronel Bicaco e São Gabriel. Os volumes estão retidos nos municípios, e a denúncia já foi remetida à Polícia Federal.
O Mapa também desbaratou esquema de comercialização ilegal de milheto. O produto – utilizado para compor pastagens para alimentação animal – vinha do Mato Grosso identificado como grão e era comercializado como semente. As carretas foram interditadas pelas equipes do ministério em Iraí e Barracão.
As novas apreensões colocam em xeque a sanidade da lavoura gaúcha. 'Doenças que estavam erradicadas, principalmente no solo, reapareceram, pois não há controle fitossanitário dessas cargas ilegais', defendeu o presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes (Apassul), Narciso Barison Neto. O contrabando de sementes nas fronteiras do Brasil com outros países do Mercosul será tema de reunião na próxima terça-feira, na sede do Mapa, em Porto Alegre.
Fonte: Correio do Povo
Comentário do Afocefe:
Esse problema que hoje ocupa as manchetes dos jornais, como a reportagem acima, não é novo. Há muito o Afocefe se preocupa e tem apontado soluções às autoridades. O quadro tem se agravado trazendo prejuízo não somente ao erário como à economia gaúcha. O pior é que a estrutura de fiscalização é criminosamente sucateada a cada dia que passa.
A crítica que pode parecer corporativa, surpreendentemente tem o aval de uma comissão parlamentar externa da Assembléia Legislativa, com constatação feita pelo deputados estaduais, inclusive da base governista, e nenhuma medida é adotada.
Qual é o grande debate que hoje acontece na Secretaria da Fazenda? O de mais uma mudança de estrutura, ou seja, mudar para que as coisas fiquem como estão. O que impera é a criação de subsecretarias com mais gabinetes e mais burocracia, o que levará a mais sonegação e mais pirataria.
|
|