Yeda contrata consultoria holandesa sobre portos
20/08/2008
Uma consultoria holandesa vai preparar em quatro meses um projeto de desenvolvimento do transporte hidroviário e a gestão dos portos gaúchos. Outra consultoria vai orientar o Estado como melhorar a qualidade das águas nas bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí. Esses foram os principais resultados da missão da governadora Yeda Crusius e de cinco secretários ao Reino dos Países Baixos. O dia de hoje será dedicado a uma visita ao porto de Rotterdã, o maior da Europa e terceiro maior do mundo.
Em Haia, sede do governo holandês, Yeda foi recebida ontem pelo ministro dos Transportes e Recursos Hídricos, Camiel Eurlings. Foi ele quem assinou a carta de intenções pelo governo local arranhando um português aprendido em férias em Olinda. O desejo da Holanda é dividir conhecimento e tecnologia com o Estado e ganhar um parceiro para que Rotterdã seja a porta de entrada para a Europa dos produtos da América do Sul. Eurlings disse que os holandeses enxergam no Brasil um país de muitas possibilidades.
– O Brasil é uma das novas estrelas da economia global – avalia Eurlings.
O diagnóstico holandês foi comemorado pela governadora:
– Estamos vivendo um novo ciclo e não podemos perder nenhuma oportunidade.
Governadora conhece diagnóstico sobre bacias
Em março do próximo ano, uma missão com empresários holandeses virá ao Rio Grande do Sul.
A partir da consultoria será definida qual deve ser a responsabilidade dos setores público e privado no novo cenário das hidrovias gaúchas. À tarde, a governadora conheceu o diagnóstico que três técnicos holandeses fizeram sobre a recuperação da Bacia do Rio dos Sinos. Yeda garantiu a parceria. Um novo contrato deve ser assinado nas próximas semanas.
Fonte: Zero Hora
|
|