Cigarro rendia R$ 1 milhão por mês a bando, diz PF
21/08/2008
A Polícia Federal (PF) desmantelou ontem uma quadrilha de contrabando de cigarros responsável por movimentar uma quantia estimada em R$ 1 milhão por mês. Na operação Trânsito Livre, que ganhou esse nome porque os veículos transitavam livremente entre o Paraguai e o norte do Estado, os policiais prenderam 16 pessoas e apreenderam sete carros e duas cargas de cigarro contrabandeado.
Para cumprir 15 mandados de busca em cinco municípios da região (Espumoso, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Soledade e Vacaria), a ação reuniu cem policiais federais e contou com o apoio de policiais militares e rodoviários.
O esquema começou a ser investigado em maio deste ano. Os cigarros eram comprados em Ciudad del Este, no Paraguai, e trazidos para o Estado via Foz do Iguaçu, no Paraná. O produto falsificado era adquirido lá e revendido de maneira ilegal em municípios da região de Passo Fundo.
As investigações apontaram que a quadrilha funcionava de maneira organizada. Cada um dos membros tinha uma função específica: alguns lidavam com o transporte da mercadoria e outros com o armazenamento – existiam esconderijos para o contrabando nas cinco cidades em que a PF realizou buscas. Os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo e responderão por formação de quadrilha e contrabando.
Fonte: Zero Hora
|
|