ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Um esqueleto a menos

26/08/2008
Se não fosse a crise política, o início do pagamento do reajuste previsto na Lei Britto para os servidores que ainda não receberam o aumento por decisão judicial seria celebrado como um dos melhores momentos do governo de Yeda Crusius. Ele significa mais dinheiro na conta de milhares de funcionários públicos que não têm perspectiva de qualquer outro aumento até 2010.
O governo não está fazendo nenhum favor aos servidores. Cedo ou tarde, quem teve o aumento suspenso no governo de Antônio Britto receberia o reajuste por decisão judicial. Mesmo com a vitória garantida, o processo judicial demanda tempo e paciência.
O pagamento dos reajustes atualiza o salário mas não quita o passivo. Quem recorreu ao Judiciário ganhou o aumento e o pagamento dos atrasados – em dinheiro ou em precatórios, dependendo do valor. Quem está recebendo a primeira parcela da correção neste final de mês terá de esperar por um acordo com o governo para receber os atrasados.
O pagamento da Lei Britto só está sendo possível porque o aperto do primeiro ano permitiu reduzir o déficit, que deve ser zerado em 2009. É um esqueleto a menos no armário da Secretaria da Fazenda, que aos poucos vai regularizando os débitos com fornecedores e colocando em dia os pagamentos devidos aos municípios.
A próxima meta do secretário da Fazenda, Aod Cunha, é reduzir ao máximo a necessidade de tomar financiamento para pagar o 13º salário dos servidores. Somente em novembro, depois de concluir a reposição do dinheiro do fundo previdenciário usado para pagar o 13º de 2007 o secretário saberá quanto o Estado conseguirá pagar neste ano com recursos próprios.


Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br