ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

O time que jogou nos bastidores da negociação

05/09/2008
Nos 17 meses de negociação com o Banco Mundial (Bird), os gaúchos pouco ou quase nunca ouviram falar de Alexandre Alves Porsse, Álvaro Panizza Salomon Abi Fakredin, Edino Alves, Eugênio Carlos dos Santos Ribeiro, Flávio Pompermayer, Luciano Lauri Flores, Paulo Roberto de Carvalho, Paulo Rogério Silva dos Santos, Raquel Heredia Camargo, Roberto Calazans e Sérgio Viegas Medeiros. Por uma razão singela: o time, parte do staff técnico da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), estava às voltas com muito trabalho, cujo êxito foi vital para a cena que a governadora Yeda Crusius, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o diretor do Bird para o Brasil, John Briscoe, protagonizaram ontem no Palácio Piratini.
Os dez homens e uma mulher, que só se dividem quando o assunto é futebol- são seis colorados e cinco gremistas - reunidos pelo Jornal do Comércio, na última sexta-feira, na sede da Sefaz, fazem parte de uma seleção muito maior e que foi incansável desde janeiro de 2007, quando o Rio Grande do Sul deu a largada no campeonato para vencer as dificuldades fiscais e alavancar um novo cenário das finanças públicas.
Além da Fazenda, com dezenas de técnicos comandados pelo secretário Aod Cunha, a operação nos bastidores teve reforços nas secretarias do Planejamento e Gestão, na Educação, na Justiça e na Procuradoria-Geral do Estado. Também se ramificou para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília, e o Bird. Sim, até o consultor sênior da instituição internacional, Fernando Blanco, deixou de lado as formalidades e admitiu, após a assinatura do contrato, ontem. "Apeguei-me à equipe, que foi muito competente e mostrou uma determinação que eu nunca tinha visto", confessou Blanco.
Nem todos os integrantes da equipe foram à cerimônia no Piratini. Raquel ficou imersa em processos jurídicos, rotina quase sem trégua nos últimos meses. Muitas certidões cruciais para aprovar etapas da negociação foram buscadas por ela. "Estamos muito orgulhosos", resumiu a jovem, de apenas 25 anos, mas com a recente experiência parece ter dez só de carreira. Aod fez questão de lembrar dos técnicos e gestores anônimos da Fazenda. Foram suas últimas palavras ao discursar. "Tiveram dedicação incansável".
Calazans, o capitão do time ou, melhor, coordenador da equipe técnica, conteve-se até a conclusão das assinaturas no palco do Salão Negrinho do Pastoreio. Um sorriso resumiu o tom de alívio e de dever cumprido. O capitão lembrou que os movimentos deflagrados, em janeiro do ano passado, pelo atual governo tiveram os primeiros passos em 2004. "Numa conversa, eu e o ex-secretário João Carlos Brum Torres (na época integrante da equipe do ex-governador Rigotto) identificamos que o caminho era combinar reestruturação da dívida e ajuste fiscal".
“Tá tudo certo agora”, comemorou Alexandre Porsse, coordenador executivo do time, uma espécie de assistente técnico de Calazans. Antes disso, Eugênio Carlos dos Santos Ribeiro, que assessora o secretário e chefiou a Divisão de Dívida Pública na primeira negociação do passivo em 1998, precisou correr atrás do contrato assinado por Yeda e Briscoe e de rubricas de Aod, garantias da liberação da primeira parcela do empréstimo de US$ 1,1 bilhão. Ribeiro foi o guardião do contrato após a cerimônia.
Enquanto autoridades e convidados se refestelavam ante o feito histórico para as finanças públicas gaúchas, Calazans e sua equipe resolviam detalhes e verificavam se os documentos estavam todos no lugar certo. Reunião que deveria ocorrer na tarde de ontem com os técnicos do Bird para verificar detalhes do repasse dos recursos e documentos acabou cancelada.
O time da Sefaz se permitiu uma regalia: almoço e lazer na Expointer. "Retomamos amanhã (hoje), em uma teleconferência. A gente merece relaxar um pouco. A etapa mais delicada foi vencida, mas tem muito trabalho a ser feito", preveniu o chefe de gabinete da Sefaz, Alvaro Panizza Salomon Abi Fakredin.

Fonte: Jornal do Comércio - 02/09/08


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br