Novo rumo para o RS, por Yeda Crusius *
14/09/2008
Estamos enviando para a Assembléia Legislativa a Proposta Orçamentária para 2009, que marca uma mudança de paradigma na gestão financeira: não se gasta mais do que se arrecada. Esse paradigma traz uma nova realidade no que respeita às finanças públicas e inicia um horizonte novo, mais promissor para toda a sociedade gaúcha.
Pela primeira vez em quase meio século, o Orçamento do Estado será equilibrado, prevendo receitas totais suficientes para cobrir os gastos totais, sem termos que recorrer a operações de crédito ou sonhar com receitas extraordinárias que nunca se efetivavam. Essa conquista vem, ao mesmo tempo, com uma retomada muito significativa dos investimentos públicos, que avançarão mais através dos 12 Programas Estruturantes do Governo Estadual. Estamos construindo um caminho seguro que garante mais desenvolvimento para o RS.
Estamos fazendo a política de ajuste fiscal com modernização da gestão pública com um novo jeito: Fazendo Mais com Menos. A semente foi lançada em terra fértil e nosso esforço coletivo, fruto de permanente parceria entre o governo e a sociedade, já começa a florescer através da melhoria da capacidade de financiamento do Estado para realizar as prioridades da população gaúcha.
Com o Orçamento de 2009 iniciamos uma recuperação responsável do nível de investimentos sem descuidar do compromisso com o equilíbrio das contas públicas e o da ampliação dos serviços que a população necessita. Investiremos R$ 1,25 bilhão nas áreas de infra-estrutura, segurança, habitação e saneamento, educação e saúde, recursos conquistados através do ajuste fiscal e da modernização da gestão pública. Esses investimentos, somados aos das estatais que geram serviços essenciais, irão contribuir para aumentar a competitividade e a qualidade de vida no nosso Estado, gerando mais emprego e renda para nossa gente.
Podemos afirmar que avançamos muito. O caminho não foi fácil. Sabemos que ainda há muito que fazer para dar sustentação permanente às contas públicas, torná-las cada vez mais transparentes, com permanente prestação de contas e melhorando a qualidade dos serviços aos cidadãos. Reafirmamos que não há crise que a determinação e a capacidade da gente rio-grandense não possam superar, principalmente quando contamos com a participação de todos que buscam construir um futuro melhor para nós, nossos filhos e nossos netos.
Celebremos e nos orgulhemos, sim, deste momento em que encaminhamos o Orçamento Déficit Zero para análise da Assembléia e da sociedade, pois ele representa uma façanha inquestionável do nosso povo gaúcho.
* Governadora do RS
Fonte: Zero Hora
|
|