ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Projeção ambiciosa no pós-ajuste

18/09/2008
PROJEÇÃO AMBICIOSA NO PÓS-AJUSTE
O secretário Aod Cunha apresentou ontem, na Federasul, uma projeção de impactos futuros do ajuste fiscal, com base em um estudo sobre o efeito do gasto público no crescimento dos estados, da professora de Macroeconomia da USP Fabiana Rocha. As projeções (de Aod e do economista Alexandre Porsse) partiram do pressuposto de que 1% a mais no gasto público tem um efeito negativo de 0,04% no crescimento dos estados em geral e de 0,08% nos estados desenvolvidos. Se aplicado em investimentos, o mesmo 1% tem um impacto positivo de 0,4% na economia dos estados, sendo de 0,05% nos mais desenvolvidos. Assim, considerando a manutenção do ajuste, cenários nacional e internacional estáveis, um PIB anual de 4%, inflação de 4,5% e um crescimento populacional de 1% ao ano, o PIB gaúcho poderia chegar a R$ 502 bilhões em 20 anos (2028). Sem o ajuste, ficaria em R$ 399 bilhões, conforme as projeções. O incremento na geração de empregos seria de 3,5 milhões de vagas.
DESAFIO
Ao apresentar as projeções, o secretário da Fazenda ressaltou o que considera o principal desafio para o Estado: a conscientização da sociedade sobre a importância de preservar o ajuste fiscal. 'Vale a pena ter obstinação e convencer a sociedade para que ela exerça esse controle, seja o governo que for, de que partido for', afirmou.
PROVOCAÇÃO
Questionado sobre a conquista do déficit zero sem o aumento de impostos proposto inicialmente, Aod Cunha foi ligeiro na resposta: o ajuste teria sido mais rápido, assim como o atendimento a demandas da sociedade. Citou o Simples Gaúcho, alvo de um agradecimento feito por José Paulo Cairoli antes da palestra do secretário.


Fonte: Denise Nunes - Correio do Povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br